Sábado é dia de vacinação anti-rábica animal em Fortaleza

A meta é vacinar 100% dos cães e gatos, cerca de 230 mil cães e 100 mil gatos.

Fortaleza não registra nenhum caso de raiva animal urbana há mais de quatro anos e o último registro da doença em humanos foi em 2003. O controle da doença se deve a realização de duas campanhas de vacinação anual em animais, promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio de parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).


 


A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica Animal deste ano acontecerá no próximo sábado (22 de novembro), das 8 às 17 horas. O lançamento da campanha será na sexta-feira (21), às 9 horas, na Praça Eudoro Correia, que fica em frente ao Hospital do Exército, na Avenida Desembargador Moreira.


 


A meta é vacinar 100% de cães e gatos existentes no município, o que corresponde a 230 mil cães e 100 mil gatos. Para tanto, a SMS irá disponibilizar vacinas em 824 postos fixos, espalhados pelas seis secretarias executivas regionais (SERs). Estarão envolvidos no trabalho cerca de três mil profissionais, entre agentes de saúde, servidores da Funasa e da Secretaria de Saúde, veterinários, estudantes e voluntários. Na primeira fase da campanha de vacinação foram vacinados 88% do total de cães e gatos.


 


A raiva é uma zoonose transmitida pelo vírus rábico. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a raiva canina provoca cerca de 55 mil mortes por ano no mundo. A transmissão se dá por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura do animal raivoso. No meio urbano, cães, gatos e morcegos são os principais transmissores.


 


Até setembro de 2008 foram registradas 4.764 agressões animais em Fortaleza. O município enfrenta o problema do crescente número de animais abandonados nas vias públicas, sujeitos ao sofrimento, a acidentes de trânsito e a disseminação de zoonoses. Por isso é necessário que a população se conscientize, tendo responsabilidade por seus animais, como prevê a lei sobre a posse responsável. Procure um ponto de vacinação mais próximo da sua casa e vacine o seu animal.


 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza