Marcha Zumbi dos Palmares percorre ruas de Porto Alegre

Após a marcha, teve início no local a “3º Escambo – Feira de trocas de cultura e conhecimento”, com palestras das entidades participantes.


O deputado Raul Carrion (PCdoB) participou nesta quinta-feira (20) da 2ª Marcha Zumbi dos Palmares, que marcou o encerramento da 12ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre. A marcha partiu do Largo Glênio Peres e seguiu até o Largo Zumbi dos Palmares. Após a marcha, teve início no local a “3º Escambo – Feira de trocas de cultura e conhecimento”, com palestras das entidades participantes.


 


O deputado lembra que o Dia da Consciência Negra já é feriado em 10 Estados e em mais de 260 Municípios, nenhum deles no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, Bagé e Pelotas, o feriado do 20 de novembro já foi aprovado, mas o Judiciário do Rio Grande do Sul anulou todas as leis que o criaram.


 


Tramita na Assembléia Legislativa, desde 2007, o PL 51/2007, de Carrion, que declara feriado estadual o Dia Nacional e Estadual da Consciência Negra. “A mobilização da comunidade negra em torno dessa questão é decisiva para garantir a sua aprovação”, afirmou.


 


Carrion coordena a Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola. Há no Estado 132 núcleos de comunidades remanescentes de quilombolas em 77 municípios, o que equivale a aproximadamente 3.130 famílias.


 


Isabela Soares