Investimentos em obras e equipamentos na saúde somam mais de 466 mi
O Governador Cid Gomes assinou nesta sexta-feira (21) a ordem de serviços das obras de ampliação e reforma do Hospital Waldemar de Alcântara. Agora, sem exceção, há obras de ampliação e reforma em todos os sete hospitais que integram a rede estadual
Publicado 24/11/2008 15:48 | Editado 04/03/2020 16:35
Os investimentos em obras e aquisição de equipamentos na área da saúde somam R$ 466.143.992,00. Nesse total, estão incluídos os dois hospitais regionais, um na região norte e o outro no Cariri (ver quadro abaixo). “Investimentos em obras e equipamentos são importantes, mas precisamos investir muito em gente, em pessoas comprometidas com a saúde pública”, disse o Governador. E acrescentou: “estamos procurando fazer das tripas coração para tratar bem o povo pobre do Ceará”.
O Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, aproveitou para falar dos novos resultados dos investimentos do Governo do Estado na ampliação dos serviços e melhor acolhimento à população. Citou a compra do sequenciador de DNA para o Laboratório Central do Estado (Lacen). “Com o equipamento, já comprado e que até o final estará funcionando, iremos tirar centenas de mulheres da indignidade da fila de comprovação de paternidade para obtenção da pensão. Tem mulheres na fila desde 2004”, informou. Outra boa notícia que ele revelou foi a da criação do banco de sangue de cordão umbilical. A previsão é de até abril de 2009 esteja funcionando. Com o banco, células tronco serão congeladas aqui, no Ceará, para atender a demanda nacional por transplantes de medula óssea.
Voltando ao Waldemar de Alcântara, com a conclusão dos serviços, no prazo previsto de 120 dias, o hospital, que tem hoje 241 leitos de internação, ganhará mais 66 novos leitos. A capacidade aumenta de 9 mil internações por ano para 11.200 internações. Além dos leitos de internação, os pacientes e profissionais do hospital, passarão a contar com dois postos de enfermagem, duas salas de estudo, auditório, quartos para plantonistas. No total, estão sendo investidos R$1 milhão e 304 mil, recursos exclusivamente do Tesouro do Estado.
Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará