Para Chico Lopes, atraso de investimentos da Petrobras no Ceará não será prolongado
O deputado federal Chico Lopes (PC do B) afirma que a crise de 1929 afetou a economia mundial, mas não tanto como a que vivemos na atualidade e também o dinheiro investido para recuperar a economia é bem maior nos dias atuais. ´Se a Petrobras é uma multin
Publicado 01/12/2008 10:34 | Editado 04/03/2020 16:35
Ele destaca que a ordem do presidente Lula é que as obras do PAC não sofrerão mudanças, tanto que foram fortalecidas. ´Como a refinaria faz parte desses investimentos, tenho certeza que o atraso não será tão prolongado, como poderia parecer. E mesmo assim, um investimento como uma refinaria não entra em operação em cinco anos. Além de todos os processos, ainda há briga com os ecologistas, com a justiça para que o projeto realmente prossiga nos trilhos´, comenta.
As duas refinarias Premium anunciadas para serem instaladas no Ceará e no Maranhão consumiriam uns 30 bilhões para começar a operar, entre 2013 e 2014, com fins de exportação. As refinarias que produziriam gasolina de alta qualidade serão voltadas para o mercado consumidor americano.
De acordo com a matéria da Folha de São Paulo, a necessidade de recorrer a financiamentos da Caixa Econômica Federal para cobrir deficiências de caixa teriam origem no ritmo forte de investimentos da estatal nos últimos anos.
Antes da crise, a Petrobras vinha cobrindo facilmente eventuais buracos com recursos obtidos no mercado internacional para compensar a destinação de dinheiro de seu caixa para investimentos.
Agora esse tipo de operação ficou mais complicada e a estatal terá de alongar seu plano de investimentos para que ele não comprometa e encareça as operações diárias da empresa, como o pagamento de tributos – como o que gerou o recente empréstimo na Caixa.