Comitê Estadual conclui balanço eleitoral e traça planos para 2009
O Comitê Estadual do PCdoB Paraná reuniu-se no último sábado em Curitiba. Na pauta a conclusão do balanço das eleições municipais e o planejamento das atividades para 2009.
Publicado 02/12/2008 14:42 | Editado 04/03/2020 16:54
Sobre o balanço eleitoral, o Comitê Eleitoral manteve em linhas gerais a deliberação da Comissão Política, com alguns adendos que precisaram melhor o quadro político que surge das urnas.
Segundo Milton Alves, presidente estadual do PCdoB, o balanço do processo eleitoral foi equilibrado. “Sofremos algumas derrotas, mas tivemos vitórias importantes. Agora, vamos entrar no ano do 12º Congresso do Partido, o que trará um ânimo renovado para a militância encarar as batalhas que virão”, disse Milton.
Sobre as atividades de 2009, o Comitê Estadual ratificou a campanha Mais PCdoB, como elemento maior da mobilização interna do Partido e como instrumento de diálogo com a sociedade. Ficou decidido que a campanha será coordenada pela Secretaria de Organização em conjunto com a comissão estadual de Organização e com as demais secretarias do Partido.
Joel Benin, Secretário de Organização do PCdoB, ressaltou a importância da Campanha “Mais PCdoB” para estruturação e maior convívio partidário. “A Campanha terá uma série de atividades para avançar na unidade e na compreensão do papel do Partido” completou Benin.
O Comitê Estadual instituiu ainda o Fórum de Acompanhamento Institucional, que terá o papel de acompanhar e auxiliar o trabalho dos militantes do Partido com ocupam cargos de governo (vereadores, prefeitos, vices, secretários, etc.).
O Fórum ficou inicialmente constituído pelos seguintes dirigentes: Ricardo Gomyde (Pres. da PR Esportes e vice-presidente do Comitê Estadual, Cláudio Ribeiro (Sec. de Relações Institucionais do Comitê Estadual), Athaíde Jr. (prefeito eleito de Wenceslau Braz e membro do Comitê Estadual) e Nilton Bobato (vereador eleito de Foz do Iguaçu e membro do Comitê Estadual).
Abaixo, as duas resoluções aprovadas pelo Comitê Estadual do PCdoB PR:
RESOLUÇÃO SOBRE O QUADRO POLÍTICO E O DESEMPENHO DO PCdoB – PR NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2008
1. O quadro político que surge das eleições municipais de 2008 é amplamente favorável para os partidos da base de sustentação e apoio ao governo do Presidente Lula. A base municipal do governo Lula cresceu fortemente e vai governar 72% do eleitorado brasileiro, incluindo 20 das 26 capitais. O núcleo oposicionista – PSDB, DEM, e PPS – perdeu quase 600 prefeituras e teve reduzido o número de pessoas governadas por essas legendas em 12 milhões de eleitores.
2. O PCdoB obteve expressivas vitórias, garantiu a reeleição de Edvaldo Nogueira em Aracaju e manteve pela terceira vez a prefeitura de Olinda.
Alcançou resultados promissores nas disputas de Porto Alegre, São Luiz (disputou o 2° turno), Belo Horizonte, Florianopolis e Rio de Janeiro. Multiplicou por quatro o número de prefeituras que elegeu – de 10 para 41 – governando um eleitorado de 2,1 milhões de habitantes, também duplicou sua votação majoritária com respeito a 2004, alcançando 1.728.000 votos, o maior incremento, ao lado do PV, dentre todos os partidos com representação na Câmara dos Deputados. Os votos proporcionais alcançaram 2.107.000 65, 4% maiores que os de 2004. Elegeu 608 vereadores, 122% a mais que em 2004, sendo 87 em cidades com mais de 100 mil habitantes entre os quais 42 nos municípios com mais de 200 mil eleitores.
São resultados expressivos, fruto de uma nova postura nas disputas majoritárias, que permitiu ao partido ampliar sua interlocução com a sociedade como um todo.
3. O PCdoB do Paraná, com base na orientação nacional do partido, traçou uma tática mais ousada, buscando um maior protagonismo na disputa eleitoral com objetivo de adquirir maior musculatura política no estado. Lançamos 7 candidatos a prefeito, incluindo pela primeira vez a capital – Curitiba – e 11 candidaturas a vice-prefeitos. Apresentamos para a disputa proporcional 260 candidatos a vereadores , em todas as regiões do estado, ampliando a difusão da nossa legenda.
Definimos nas instâncias partidárias duas principacidades: a disputa em Curitiba, uma eleição para projeção e acumulação de forças, e a candidatura de Nereu Ceni, em Pato Branco que reuniu um amplo leque de forças – e com reais possibilidades de vitória.
No caso de Curitiba, o PCdoB, sintonizado também com uma estratégia conjunta do campo de oposição ao atual consócio político e econômico, capitaneado pelo PSDB, que dirige a cidade há mais de duas décadas, sofreu o pesado impacto do “tsunami eleitoral” , de Beto Richa, que venceu no primeiro com cerca de 78% dos votos válidos. Esse quadro afetou de sobremaneira o desempenho da candidatura de Gomyde, estreitando nossa margem de expansão eleitoral, também registramos a perda da representação do partido na Câmara Municipal de Curitiba como um resultado negativo.
Porém, avaliamos que ao lado das adversidades, o partido obteve saldos positivos apresentando um programa de governo, ampliando a interlocução com diversos setores da cidade e projetando um conjunto de lideranças.
Em Pato Branco, travamos um árduo combate, reunimos um amplo campo de forças, mas não logramos êxito. A candidatura da situação, além de uso abusivo da máquina, foi beneficiada pelo quadro geral de expectativas positivas nos prefeitos, resultado de orçamentos mais robustos e de políticas públicas consolidadas do governo Lula.
A vitória em Pato Branco só seria possível com avanço sobre o eleitorado de Viganó (PDT), o que não ocorreu, o resultado final (50% Viganó contra 38% de Ceni) expressou a correlação de forças criada no curso da disputa.
Nos dois casos, temos lições a extrair, avaliar de forma equilibrada os fatores positivos e negativos, preparando o partido para novos e maiores desafios.
4. O PCdoB do Paraná também obteve significativas vitórias num conjunto de disputas, destacamos a eleição de Chico Brasileiro em Foz do Iguaçu como vice-prefeito e, ao mesmo tempo , a manutenção da representação do partido na Câmara Municipal. Expressiva e importante vitória foi a eleição do Camarada Athayde Ferreira (Wenceslau Braz) para a primeira prefeitura do PCdoB conquistada no estado. A reeleição do Camarada Roberto Pimpão como vice-prefeito em Francisco Alves (noroeste do estado). São significativas também vitórias em Maringá, (eleição de vereador), Colombo, Cianorte e São João do Ivaí (três vereadores). Totalizando no estado a eleição de 11 vereadores, (ver tabela em anexo).
5. Como conclusão inicial, caracterizamos o resultado como positivo, tivemos dificuldades, porém, conquistamos espaços políticos novos, ampliamos a nossa votação em relação a 2004, o que demanda um forte acompanhamento e a definição de medidas concretas de expansão política e orgânica do partido.
6. Do ponto de vista das perspectivas, o resultado eleitoral no Paraná, diferente do País, apontou um certo fortalecimento de forças do campo de oposição aos governos de Lula e Requião. Particularmente, saiu fortalecido o nome de Beto Richa (PSDB) e também de Osmar Dias (PDT).
O governador Requião e o PT sofreram importantes derrotas, o quadro criado desenha uma situação de expectativa positiva para essas forças do campo oposicionista. No entanto, para o embate de 2010 ainda é prematuro afiançar qualquer tipo de desenlace.
Como imperativo para o PCdoB e seus aliados, trata-se de buscar criar as condições políticas para construção de um projeto político em 2010 sintonizado com ciclo de mudanças iniciado pelo governo Lula em 2003.
7. No que depende do PCdoB, do seu impulso construtivo e de afirmação, devemos desde já adotar medidas e eixos políticos estruturantes para a execução de uma estratégia eleitoral realista e, ao mesmo tempo audaciosa, que abra caminho para a eleição de um deputado estadual e de um deputado federal em 2010. Além da possibilidade da disputa de outros espaços.
Neste sentido, é de fundamental importância o fortalecimento do partido, a sua ampliação e expansão, o mergulho mais profundo nas lutas dos trabalhadores e das camadas avançadas da juventude e de setores médios.
Radicalizar a ação política ampla do partido, visando encontrar com sagacidade novos aliados, além, é claro, de manter permanente e fecundo diálogo com os nossos parceiros tradicionais. Do quadro que emerge das urnas no Paraná e no Brasil há espaço para o crescimento, desenvolvimento e consolidação do PCdoB.
8. A construção de uma estratégia eleitoral para as eleições de 2010 deve levar em consideração algumas premissas políticas:
a) O cenário político não está claro, respeitando o quadro nacional, os partidos procuram as coligações e alianças que melhor assegurem seus interesses. Dessa forma, é preciso que o PCdoB analise as possibilidades com bastante amplitude;
b) As candidaturas devem ser colocadas desde já. Os comitês municipais, os fóruns macro-regionais, devem indicar para o coletivo partidário suas pretensões e contribuições para o projeto eleitoral do PCdoB PR;
c) É preciso atrair para o PCdoB lideranças políticas e sociais, com trajetória progressista e com compromisso com o projeto político do partido, visando fortalecer e tonificar o nosso projeto eleitoral de 2010;
d) Planejar melhor nossa atuação no momento social, onde há bases sociais respaldando nossas candidaturas, temos mais chances de êxitos;
e) Definir como objetivos políticos iniciais para as eleições de 2010: a conquista de um mandato de deputado federal e de um mandato de deputado estadual. Além disso, lançar um nome para a disputa majoritária do senado.
9. O Comitê Estadual indica ainda a necessidade de intensificar esforços para assegurar espaços políticos em administrações municipais, onde o partido em coligação foi vitorioso; convocar para o mês de fevereiro de 2009 o fórum de gestores e vereadores do PCdoB; cuidar e acompanhar a agenda dos movimentos sociais e populares; e aprovou a organização da Campanha + PCdoB.
Curitiba, 29 de novembro de 2008
Comitê Estadual do PCdoB
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RESOLUÇÃO SOBRE A CAMPANHA MAIS PCdoB
1. Considerando os esforços de ampliação e fortalecimento do Partido; os resultados positivos e negativos obtidos na disputa eleitoral e as lições de todo o processo, o Comitê Estadual do PCdoB decide lançar uma ampla campanha militante – Campanha Mais PCdoB – de fortalecimento político, orgânico, ideológico e material do Partido. A campanha terá como objetivo essencial contribuir para a promoção de uma vida partidária ativa, regular e continuada dos seus quadros e militantes – reforçando o sentimento de pertencimento do coletivo comunista.
A Campanha Mais PCdoB será realizada durante todo ano de 2009 – ano do 12° congresso do PCdoB, e terá várias fases na sua implementação. Visa também firmar a identidade do partido e fixar os objetivos políticos e de construção orgânica do PCdoB.
No bojo das metas estabelecidas para a campanha e em consonância com os nossos objetivos políticos imediatos e futuros, propomos como eixos fundamentais da Campanha + PCdoB os seguintes:
a) No plano político: O fortalecimento dos comitês municipais de Curitiba, Região Metropolitana da Capital, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cascavel e das regiões do Sudoeste, Norte Pioneiro e do Noroeste, consolidando territórios de atuação e projetando perspectivas políticas para os embates eleitorais de 2010 e 2012. Realizar ainda em 2009 um amplo trabalho de filiação de lideranças políticas e sociais, com vistas a assegurar um forte contingente de militantes, ajudando expandir ao mesmo tempo a nossa ação política e de massas, visando criar bases consolidadas do partido nessas regiões.
b) No plano ideológico: Firmar o caráter avançado do Partido – organização democrática e centralizada, que atua de forma unitária nos embates políticos e que tem como objetivo estratégico a conquista do poder político para a construção do socialismo.
Neste sentido, a Campanha + PCdoB atuará para fortalecer os vínculos ideológicos dos militantes, realizando uma ampla gama de atividades de formação, estudos e eventos que realcem fatos marcantes da trajetória do partido (por exemplo: a Guerrilha do Araguaia, a luta clandestina contra a ditadura e outras experiências). Ao mesmo tempo, a campanha ressaltará a unidade prática e teórica, entre um partido de princípios e com ampla e vasta atuação política na sociedade. Ou seja, uma força comunista de atuação política ampla e de sólidos objetivos estratégicos.
c) No plano orgânico: A Campanha + PCdoB, de forma sinérgica, fará o enlace entre as diversas frentes de construção partidária, realizando ações integradas e combinadas de formação política, comunicação e propaganda, filiação e de construção de bases partidárias. O próprio período de intensa mobilização partidária em função da realização das conferências municipais e estadual do partido contribuirá para um ambiente propicio para o desenvolvimento da campanha. A campanha visará também reforçar concretização das metas que serão estabelecidas pelo Comitê Central no bojo do processo do 12° Congresso Nacional do PCdoB. É Mais PCdoB, forte e organizado, para a disputa política e de idéias na sociedade.
d) No plano da estruturação material e de finanças: Capacitar o coletivo partidário para a realização de um vigoroso trabalho de estruturação financeira. Potencializar a nossa influência política para assegurar a vida material do partido no estado, desenvolvendo a difusão do SINCOM e da carteira militante e outros instrumentos de finanças partidárias. É no terreno das finanças que formamos o sólido compromisso com a sorte do PCdoB. É o coletivo do partido que vai centralmente financiar as nossas idéias e ações.
2. Comunicação da Campanha Mais PCdoB
A campanha terá marca própria e materiais diversos (jornal, folders, camisetas, adesivos, cartaz).
A marca da Campanha + PCdoB visará unificar a linguagem, a forma e o conteúdo da mesma, para a militância e os setores em que vamos desenvolver a campanha. A página do partido na internet e outras ferramentas serão utilizadas pela campanha.
A campanha visará atingir o público externo, não será somente uma “campanha para dentro”, ela buscará atingir amplos seguimentos de trabalhadores, da juventude, do mundo da academia e da cultura. Também terá como alvo fixar imagem e a legenda 65 do PCdoB.
3. Lançamento e realização da campanha
O cronograma da campanha será definido a partir da aprovação do comitê estadual em 29° de novembro. A Campanha + PCdoB será desenvolvida ao longo de 2009, nos marcos do processo do 12° Congresso do PCdoB. As diversas fases de campanha serão definidas pela direção Estadual. A resolução que ora apresentamos, não detalhará o seu cronograma.
No entanto, sugerimos o lançamento da campanha no mês de fevereiro de 2009, mês do aniversário de reorganização do partido. No período de aniversário do PCdoB, (25 de março) vamos propor a realização de lançamentos regionais da campanha e um grande ato estadual em Curitiba. Além disso, plenárias regionais, e setoriais, seminários e conferências serão algumas das ferramentas da campanha.
As sedes partidárias devem se tornar os centros de agregação da campanha, fomentando iniciativas e eventos diversos, transformando-as em verdadeiros centros de convivência política e cultural da nossa militância.
4. Financiamento da campanha
Devemos partir do princípio da realização de uma campanha auto financiada e também da parceria do custeio entre o comitê estadual e os comitês municipais. Atividades conjuntas devem ser realizadas, no próprio bojo da campanha, para levantamento de fundos para a mesma.
Camaradas, está posto mais este desafio. Faremos uma grande campanha de mobilização política da militância, preparando o PCdoB para novos e maiores desafios.
Curitiba, 29 de novembro de 2008
Comitê Estadual do PCdoB