Ocupação do Prédio da Farmácia é relembrada 40 anos depois

O ano de 1968 ficou marcado para muitos como sendo revolucionário. Naquele ano, num ato de protesto, professores e estudantes do curso de Farmácia da UFC ocuparam o prédio do curso.

Nesta sexta-feira (05), 40 anos depois, ex-alunos se reencontram no auditório do Hemoce para relembrar a data. “1968 – 2008: 40 Anos de Ocupação do Prédio da Faculdade de Farmácia. As razões dessa ação ser lembrada” traz extensa programação para debater o tema.



Durante todo o dia haverá palestras, rodas de conversas com debates, exposição de fotos e jornais da época. Durante o dia de lembranças haverá uma homenagem ao estudante Antonio Teodoro de Castro, desaparecido na Guerrilha do Araguaia em 1973. Investigações da Anistia indicam que morreu sob tortura em fevereiro de 1974.


 


1968 – 2008: 40 Anos de Ocupação do Prédio da Faculdade de Farmácia.
As razões dessa ação ser lembrada


Data: 05 de dezembro (sexta-feira)
Hora: a partir das 9h
Local: Auditório do Hemoce


Programação:


9h – Abertura: Profa. Fátima Oliveira – Coordenadora do Curso de Farmácia/FFOE/UFC



9h40 -12h
Relato: Ocupação do Prédio da Faculdade de Farmácia – As razões desta ação ser lembrada.
Relator: Prof. Edson Pereira
Palestra: 1968-2008 – Movimento Estudantil: da ditadura à democracia
Expositor: Prof. Pedro Albuquerque Neto – Diretor do DCE, em 1968
Depoimento: Prof. Marcus Raimundo Vale – Pres. do Dir. Acadêmico Rodrigues de Andrade da  Faculdade de Farmácia, em 1968
Homenagem póstuma: Antonio Teodoro de Castro (Estudante da Faculdade de Farmácia da UFC desaparecido na Guerrilha do Araguaia em 1973. Investigações da Anistia indicam que morreu sob tortura em fevereiro de 1974).
 


14h -15h30
Roda de Conversa: 1968–2008: Movimento Estudantil Farmacêutico e Sociedade
As jornadas dos estudantes de farmácia de 1968 a 1973 – O movimento estudantil farmacêutico, hoje.
Expositores: Marcus Vale, Elsi Oliveira, Elpidio Cavalcante, Diogo Parente – Representante CART
Depoimentos e  Debates
 


16h-17h30h
Roda de Conversa: Reflexos de uma luta – E agora? As necessidades de novas instalações para o Curso de Farmácia da UFC
Expositores: Professoras  Helena  Lutéscia, Fátima Oliveira, Nirla Romero, Romélia Pinheiro e Representante Centro Acadêmico


17h45 – Leitura do Documento Final


18h – Enceramento


 


De Fortaleza,


Carolina Campos