Sindicato dos Jornalistas de Minas premia melhores do ano

Com a premiação dos vencedores do Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público em cinco categorias e posse da nova diretoria da Casa do Jornalista com mandato de dois anos, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais promoveu nessa

Os vencedores do Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, que teve 45 trabalhos inscritos, receberam R$ 4 mil mais troféu em todas as categorias. Os segundos e terceiros lugares ganharam troféus.


 


Os melhores



A jornalista Ana Paula Pedrosa Barbosa e Bianca Melo conquistaram o primeiro lugar na categoria impresso com a reportagem ‘Serviço básico: cada cidade uma cobrança’, publicada no jornal O Tempo. Em segundo ficou Júnia Emmanuelly Oliveira Silva com o trabalho ‘Saúde vira fumaça’, publicada no jornal Estado de Minas, e em terceiro Jader Cardoso Rezende, do jornal Hoje em Dia, com ‘Jalecos fontes de bactérias’.


 


Na categoria TV, a reportagem premiada em primeiro lugar foi ‘Riscos no transporte escolar’, de Sid Marcus, da Rede Record. Em segundo, ficou Bia Starling com a matéria  'Desafios da próxima administração de BH', da a TV UFMG. Em terceiro, Aline Rezende de Carvalho, da Rede Minas de Televisão, com o trabalho 'Responsabilidade sócio-ambiental'


 


Com uma série de reportagens divulgadas no Programa Alvorada, Isabela Silva Lopes, da Rádio Alvorada, conquistou o primeiro lugar na categoria rádio. O segundo lugar foi para Grazielle Mendes Soares Portela, para a rádio UFMG Educativa, com ‘Esporte cidadão, sonho e superação na periferia’. Em terceiro, ficou a série de reportagens ‘A transformação pela educação’, de Aline Louise Moreira, da Rádio Inconfidência.


 


Na categoria fotografia, o classificado em primeiro lugar foi Bruno Figueiredo e Silva com a reportagem ‘A ferida aberta pela seca’, publicada no jornal O Tempo. Em segundo, foi classificado Alexandre Guzanshe, de O Tempo, com a reportagem ‘Pedreira será vigiada por 12 câmeras’. Em terceiro, Carlos Roberto, com ‘Ética dá sono nos prefeitos’, publicada no Hoje em Dia.


 


O Portal Terra divulgou a série de reportagens ‘Brasileiros desistem do sonho americano’, de Ney Rubens Dias Batistas, que ganhou o primeiro lugar na categoria Internet. Em segundo ficou Fabrício Marques de Oliveira com ‘Uma nova vida para os dentes’, veiculada no site O Binóculo. Em terceiro, novamente Ney Rubens Dias Batista com a série de reportagens sobre a família Jean Charles, pelo Portal Terra.


 


Os vencedores nas cinco categorias do Prêmio Delio Rocha de Jornalismo de Interesse Público foram escolhidos pela seguinte comissão de professores e de jornalistas de renome: Nair Prata. Hila Rodrigues, Jaime Gomide, Manoel Guimarães, Eneida Costa, Junia Carvalho, Osvaldo Afonso, André Frossati, Carlos Avelin, João Carlos Firpe Penna, Américo Antunes, Eustáquio Trindade, Geane Alzamora, Rogério Tavares e Lorena Tárcia.


 


Empossados



A eleição e a posse dos novos dirigentes da Casa do Jornalista fazem parte do programa da atual diretoria do SJPMG, que durante a campanha eleitoral, prometera resgatar a volta do funcionamento amplo da Casa do Jornalista. Fundada em 28 de dezembro de 1965 por Virgílio Veado, que foi o seu primeiro presidente, a Casa do Jornalista, segundo os estatutos, possui a finalidade ”puramente assistencial, cultural e recreativa, sendo vetada a sua atuação ou “participação em qualquer movimento de caráter ideológico-sectário de feição política, religiosa ou social”.
Cada qual atuando segundo as finalidades para as quais foram criados, a casa e o sindicato prometem parcerias, trabalhando em sintonia, embora dotados de diretrizes funcionais independentes.


 


Os novos dirigentes da Casa do Jornalista, empossados esta noite, são: Eduardo Nunes Campos (presidente), Jalmelice da Luz Ferreira (diretora social), Cleurice Fernandes da Silva Alves (secretária), Débora Carmelita Junqueira (Tesoureira), José Carlos Alexandre, Filotélia Ferreira Marca e Neide Pessoa, (suplentes). O Conselho Supervisor é formado por Adriana Luíza Fernandes Borges, Flávio Castro Penna, Heraldo Leite Carlos, Maria Cristina de Oliveira, Jackson de Souza Figueiredo, Ricardo Rodrigues e Walfrido Antônio Teixeira Pires.


 


Depois de falar da importância da atuação  de Délio Rocha como jornalista ético e sindicalista combatente, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Aloísio Morais, deu boas vindas aos empossados. Disse que espera entrosamento nas atuações das entidades em favor dos interesses da categoria. O presidente empossado da Casa do Jornalista, Eduardo Campos, agradeceu a escolha de seu nome e de seus companheiros; disse que está disposto a trabalhar em sintonia com o sindicato em prol da classe.


 


Fonte: www.jornalistasdeminas.org.br