Chávez celebra cúpulas sem a tutela dos Estados Unidos
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, destacou nesta terça-feira (16) que a realização de quatro cúpulas de líderes latino-americanos e caribenhos no Brasil evidencia o “fim da hegemonia e do imperialismo” americanos na região.
Publicado 16/12/2008 19:36
“Creio que o mais importante é que será uma cúpula sem a observação direta, sem a tutela dos Estados Unidos”, afirmou Chávez. “Isto indica que o império norte-americano já não tem capacidade de chantagear ou de pressionar ou de impor suas decisões arbitrárias em nossa comunidade da América Latina e do Caribe”, acrescentou.
“É um sinal muito forte, os EUA já não mandam aqui”, enfatizou Chávez na sua chegada ao balneário da Costa do Sauípe, palco das cúpulas de líderes do Mercosul, da União das Nações Sul-americanos (Unasul), do Grupo do Rio, e da América Latina e do Caribe.
Segundo o presidente venezuelano, a chegada à Presidência dos EUA de Barack Obama “é propicia para que a América Latina fale com uma só voz”.
“Peçamos respeito ao novo governo americano, observem os sapatos que atiraram em Bush, eu trouxe sapatos muito leves”, brincou Chávez com jornalistas, ao fazer alusão ao incidente ocorrido durante a visita no domingo passado do presidente dos EUA ao Iraque.
Da redação, com agências