Passeata em Curitiba repudia o massacre aos Palestinos
Centenas de curitibanos, simpáticos à causa palestina, fizeram uma grande passeata na manhã desta sexta-feira (09) em repúdio ao massacre promovido pelo estado de Israel contra palestinos residentes na faixa de Gaza. Diversos setores da comunidade árabe,
Publicado 09/01/2009 17:13 | Editado 04/03/2020 16:54
A caminhada foi organizada pelas entidades Comunidade Islâmica do Paraná, Sociedade Beneficente de Estudos Islâmicos, Federação Árabe Palestina do Brasil, Comunidade Árabe Brasileira, Comunidade Árabe Paranaense, Jornal Assiraj, e Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CebraPaz). Entre os participantes, estava o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha (Gabão) que é descendente de árabes, além de deputados e vereadores.
O sentimento de indignação em relação à crueldade do exército israelense estava estampado nas faixas e nos rostos de todos os presentes. As palavras de ordem pediam o fim do massacre, entre elas: “pela vida e pela paz, genocídio nunca mais”. Famílias inteiras com trajes árabes participaram da manifestação.
Muitos manifestantes levaram um sapato fazendo alusão ao jornalista iraquiano que atirou sapatos em George W. Bush, presidente dos Estados Unidos.
A organização da passeata dará continuidade ao movimento com uma mostra de fotos do massacre instalada na Boca Maldida, além de recolhimento de sapatos que serão doados aos atingindos pelas enchentes. No sábado (10) às 2h00 da tarde haverá uma plenária na sede da APP Sindicato, no Edifício Asa 14º andas. Nessa plenária serão discutidas as próximas atividades.
Também está sendo realizada a campanha de doação de sangue “Uma gota de sangue pela paz” que receberá doações até que o conflito se encerre. As doações estão sendo recolhidas no Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), que fica na Travessa João Prosdócimo, 144, no bairro Alto da XV.
Segundo Francisco de Assis França, o Kico, Coordenador do CebraPaz no Paraná, a passeata superou todas as expectativas. “Mesmo com a participação de diversas corrente e forças políticas, não houve nenhum incidente. Todo o movimento está transcorrendo num clima de forte unidade entre as comunidades árabes e o movimento social organizado. O sentimento de indignação está unindo as mais diversas correntes de pensamento” completou Kiko.
Entidades representadas: MST, CTB, Marcha Mundial Pela Paz, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Médicos do Paraná, Federação Nacional do Médicos, CebraPaz, UJS, MR8, Sindiprevis, Cefuria, UPE, UPES, UJC, Sindisaúde, Sindijus, APP Sindicato, Centro Che, Irmão Catequistas Franciscanos, Juventude Árabe do Paraná, Sindicato dos Sociólogos, Movimento Humanista, Associação Brasileira de Odontologia, Partido Sírio Nacional. Grupo Tortura Nunca Mais.
Partidos: PCdoB, PDT, PMDB, PT, PSOL, PCB, PSTU, PH, PV, PEN.
Para ver as fotos clique aqui.
De Curitiba, Ivanovick
Com informações do Site RPC – www.rpc.com.br