Garanhuns vive clima de mistério com filmagens sobre Lula
Conhecido nacionalmente pelo charme de seu Festival de Inverno, mesmo no verão este município conta com uma temperatura bacana, muito diferente do sol-quente-de-lascar do litoral. Contudo, esta terceira semana de janeiro começou por aqui marcada por um
Publicado 24/01/2009 21:55
Nas ruas, a população demonstra saber pouco a respeito da produção além do que é divulgado na imprensa. ''Peguei pelo rádio logo cedo'', disse o aposentado Francisco João Dias, 65 anos, frequentador da praça do canteiro central da Avenida Santo Antônio, no Centro.
O rádio tem sido o principal veículo de divulgação das filmagens na região onde nasceu Luiz Inácio da Silva. Dois periódicos locais, o Jornal Cidade, nas bancas desde o dia 10, e o Correio Sete Colinas, cuja edição atual circula durante toda a primeira quinzena do mês, trazem o assunto como manchete (este último, por sinal, traz uma reprodução não-assinada, na íntegra, de matéria publicada pelo no dia 6 passado).
Por determinação dos produtores, a imprensa só vai ter acesso ao set de filmagem oficialmente a partir de hoje. Porém, a reportagem antecipou a chegada no município e já encontrou algumas pessoas que, direta ou indiretamente, estão envolvidas com o projeto. É o caso de Sandra e Alfredo Bertini, realizadores do Cine PE: Festival do Audiovisual, que prestam uma consultoria informal para o longa. ''A gente está ajudando, como ajudaria a qualquer filme'', afirmou Alfredo Bertini.
O casal de produtores conversava ontem pela manhã com o maestro Cussy de Almeida e a esposa dele, Suzana Costa, que interpretou a parteira do bebê Lula em uma das primeiras cenas rodadas. Nitidamente feliz com sua participação, a atriz contou que foi contatada há cerca de um mês e meio pelo coordenador do casting pernambucano, Rutílio Oliveira, para participar dos testes.
''Eu fugia do tipo que eles queriam, franzino, mas acho que deu química e deu certo'', atestou. ''É uma equipe muito legal. Glória Pires é realmente uma glória. Vem de Paris para Caetés (município vizinho que, quando Lula nasceu, era distrito de Garanhuns) e parece que está com a gente desde sempre. Foi uma participação pequena, mas gostei.''
Suzana, que se emocionou bastante durante a filmagem, lembrou que montou sua personagem baseada na relação mística que as parteiras têm com as mães. Durante a preparação, conversou com uma parteira na comunidade do Coque, no Recife.
Uma das frases que ouviu durante a pesquisa – ''Bota força para baixo'' – acabou incluída no script. ''Benzi bem benzido para esse menino ser presidente'', brincou a atriz, que se encontrou no set com outros atores do Estado, como Jones Melo e José Ramos. O primeiro encarna o dono de uma venda que compra os bens de Eurídice (Dona Lindu), mãe de Lula, antes de ela viajar com a família para São Paulo; Ramos interpreta o motorista do caminhão pau-de-arara.
Fonte: Jornal do Commercio
Leia também: Filme sobre a vida de Lula começa a ser rodado em Pernambuco