PCdoB se destaca na Marcha do FSM

No primeiro dia do Fórum Social Mundial, o Partido Comunista do Brasil se destacou na marcha de abertura.



 De Belém,
Moisés Alves

Cerca de mil e quinhentos militantes comunistas participaram da marcha que saiu do Porto da Escadinha, centro da cidade de Belém.


 


Com faixas e bandeiras os comunistas abriram a ala do evento, somando-se aos mais de setenta mil participantes que vieram das diversas partes do Brasil e do mundo.


 


Munidos de disposição, a grande chuva que caiu no meio da tarde, não foi capaz de dispersar a militância, que através de palavras de ordem denunciaram para o mundo o imperialismo estadunidense, a crise do capitalismo e o genocídio do Estado de Israel contra o povo palestino.


 


Na visão dos comunistas, é possível construir um novo mundo com justiça social, sem guerras e organizar a produção sem devastar a natureza. Para isso levantam a construção de uma sociedade justa e fraterna, apresentam o socialismo como alternativa aos problemas da humanidade.


 


Destacamos também as entidades dos movimentos sociais com presença dos comunistas que deram exemplos de luta,  combatividade e mobilização como: a CTB, a UBM, a gloriosa UJS, a UNEGRO, a CONAM, o CEBRAPAZ entre outras entidades, que tiveram ampla participação dos seus ativistas.


 


A marcha percorreu as ruas de Belém, chegando na Praça do Operário. Em frente ao palco a militância dos movimentos sociais da Amazônia e do Mundo, assistiu apresentações de grupos folclóricos, danças dos povos indígenas da America Latina entre outras. 



 


Confira a programação das atividades prioritárias para o PCdoB no Fórum Social Mundial.


 


27 DE JANEIRO
14:00h
– Concentração da militância do PC do B em frente ao Banco do Brasil (Pres. Vargas).


15:30h
– Marcha de Abertura Concentração/Saída: Cais do Porto. Chegada: Praça do Operário.


 


28 DE JANEIRO
08:30h
– Dia dos debates pan-amazônicos.


15:30h
– Fundação Maurício Grabois “Literatura Amazônica: 100 anos de Dalcídio Jurandir”.
– As novas alianças Sul-Sul e a Luta antiimperialista. Local: Tenda da Paz (Cebrapaz).


 


29 DE JANEIRO
08:30h
– Debate: A crise do capitalismo e a nova luta pelo socialismo. Local: Hangar. Org: Fundação Maurício Grabois / Entidades Internacionais.


12:00h
– Debate: Governo Lula: realizações e perspectivas. Local: Tenda Cuba 50 anos (UFPA). Org: Fundação Maurício Grabois/Fundação Perseu Abramo/UNE/CUT.


15:30h
– Reunião dos Movimentos Sociais  com Presidentes da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA). Local: Hangar (à confirmar).


19:00h
– Ato com o Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva e Chefes de Estados da América Latina.Local: Hangar.


 


30 DE JANEIRO
8:30h
– Debate: Amazônia: Soberania e Desenvolvimento. Local: Tenda pan-amazônica (UFPA). Org: Fundação Maurício Grabois/Fundação Perseu Abramo.
– Cebrapaz “Campanha pela paz na Colômbia”.


15:30h
– Conferência Internacional: A luta dos povos contra as bases militares estrangeiras, as guerras e a reativação da 4ª frota. Local: IJC (Auditório) UFPA. Org: Cebrapaz/Entidades Nacionais e Internacionais.


 


31 DE JANEIRO
08:00h
– Debate: A crise mundial e a integração solidária na AL. Local: Tenda Cuba 50 anos (UFPA). Org: Fundação Maurício Grabois/Fundação Perseu Abramo.


12:00h
– Assembléia dos Movimentos Sociais. Local: NPI – UFRA.


 


01 DE FEVEREIRO
Dia das Convergências