Tião Viana comemora apoio do PSDB e contabiliza vitória
Depois do anuncio do apoio do PSDB a sua candidatura a presidente do Senado, Tião Viana refez as contas e acredita que agora vence José Sarney (PMDB-AP) com até 49 votos, oito a mais do que o necessário para se eleger, 41. Em entrevista recente ao
Publicado 30/01/2009 15:37
Para quem chegou a ser pressionado para sair da disputa, o candidato promoveu uma reviravolta no processo sucessório do Senado. ''Tenho 36 votos, posso chegar a 49. O PSDB foi decisivo e marca a história do Legislativo em busca da independência autonomia e de uma reforma administrativa'', afirmou Tião Viana ao site Direto de Brasília.
Pesou na decisão dos tucanos, o compromisso por escrito de Viana diante das reivindicações deles. As principais são os cargos na Mesa Diretora (vice-presidente e o quarto secretário) e as presidências das comissões de Assuntos Econômicos e Relações Exteriores.
Num encontro com José Sarney, o PSDB não teve a mesma recepção, isso porque os cargos reivindicados já estavam comprometidos a outros partidos. A Comissão de Relações Exteriores, por exemplo, já tinha sido prometida ao PTB que tem como candidato ao cargo o senador Fernando Collor (AL).
Tião Viana não acredita na dissidência dos parlamentares da sua base de apoio e conta com os 21 votos do bloco governista (PT, PR, PSB, PP, PCdoB e PRB). A maior bancada no Senado é do PMDB (20), seguido do DEM (14), PSDB (13) e PT (12).
O novo presidente da Casa será eleito às 10h da próxima segunda (2). Para isso, terá que conquistar no mínimo 41 votos dos 81 senadores.
De Brasília,
Iram Alfaia