Sem categoria

Caso vença Sarney, deputados do PT ameaçam votar em Aldo

“Eu vou de Aldo (Rebelo PCdoB-SP) se o Sarney insistir e for eleito. A eleição na Câmara vai para o segundo turno e o Michel Temer (PMDB-SP) tem muita chance de perder”, disse o deputado Domingos Dutra (PT-MA) numa matéria publicada nesta sexta (30) no

Segundo o Correio, o grupo é capitaneado pelos deputados Domingos Dutra e Nilson Mourão (AC). Conta ainda com apoio de Dr. Rosinha (PR), Pedro Wilson (GO), Zezéu Ribeiro (BA), Nazareno Fonteles (PI) e Assis do Couto (PR).


 


O PT não está convencido do apoio à empreitada do deputado Michel Temer (PMDB-SP) à Presidência da Câmara. Um grupo de petistas articula para domingo uma reunião da bancada com objetivo de rediscutir o voto no peemedebista depois de o senador Sarney ter entrado na disputa e limitado as chances de sucesso de Tião Viana (PT-AC).


 


“A dissidência está aberta e a articulação tem dedo do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu. Pelo menos dez petistas manifestaram desejo de não votar em Temer caso Sarney vença o pleito no Senado”, diz o texto da matéria. A perspectiva é que o maior beneficiado nessa possível dissidência será o deputado Aldo Rebelo, com quem o grupo tem mais afinidade.


 


Além de não aceitar o acúmulo de poder no PMDB, o jornal revela que a posição de Domingos Dutra reflete também uma disputa política do PT do Maranhão com a família Sarney pelo controle do estado. “A eleição do Sarney é um retrocesso. Ele não abre espaço para renovação e essa posição de pressionar o governo para ser candidato fragiliza o PT”, acrescentou Dutra.


 


O deputado Nilson Mourão (AC), próximo a Zé Dirceu, diz que a reunião no domingo servirá para fechar os últimos preparativos porque há uma nova conjuntura que tem que ser apreciada. “Agora temos um problema no Senado que rompeu o acordo. Temos uma responsabilidade com o senador Tião”, disse o deputado petista.


 


´Sarney será o atraso´


 


Segundo notícia publicada no Informe PT, o presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), deputado Dr. Rosinha, afirmou nesta sexta que uma eventual vitória de José Sarney na disputa pela presidência do Senado seria ''extremamente nociva'' ao bloco econômico.


 


''A volta de Sarney à cadeira de presidente do Senado seria extremamente nociva para o Mercosul, pela sua posição anti-Venezuela, uma posição equivocada e atrasada'', afirmou Dr. Rosinha.


 


''O senador borra sua própria biografia ao prejudicar o processo de integração, que aliás é a continuidade de um projeto embrionário assinado por ele próprio há mais de duas décadas'', acrescentou.


 


De Brasília,


Com informações do Correio