Sem categoria

Campanha movimenta Câmara no final de semana

Um final de semana diferente e movimentado foi o que viveu a Câmara dos Deputados, após um mês de recesso parlamentar, com a campanha para a eleição da nova Mesa Diretora. Os deputados já chegaram dos seus estados de origem para a eleição nesta segunda

Neste domingo (1º), os deputados se encontraram em almoços, reuniões informais e oficiais com suas bancadas em Brasília para refazer a contabilidade dos votos. Quatro candidatos disputam a Presidência: Michel Temer (PMDB-SP), Ciro Nogueira (PP-PI), Aldo Rebelo (PcdoB-SP) e Osmar Serraglio (PMDB-PR).



O candidato Michel Temer (PMDB-SP), que conta com apoio de 14 partidos, mantém a campanha no sentido de ganhar no primeiro turno. A orientação dos partidários de Temer é se empenharem ao máximo em torno da vitória em primeiro turno, que exige 257 votos de um colégio de 513.



Seus principais adversários: Ciro Nogueira (PP-PI) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP) garantem que haverá segundo turno. Se o peemedebista tiver de disputar um segundo turno com Ciro Nogueira ou Aldo Rebelo, suas chances de vitória reduzem consideravelmente.



Como a votação é secreta e nenhum partido fechou questão em favor da candidatura Temer, os outros três postulantes contam com o fator traição para levar a decisão para o segundo turno. Para ser eleito em primeira votação, o candidato precisa ter maioria absoluta, ou seja, metade mais um dos votos. Se nenhum deles, obtiver essa maioria, realiza-se nova votação e é eleito o mais votado.
 


Candidaturas avulsas
 


A união dos 14 partidos em torno da candidatura de Temer resultou na divisão dos demais cargos da Mesa entre esses partidos e está gerando descontentamento entre parlamentares.



Essa insatisfação deverá provocar um número elevado de candidatos avulsos, ou seja, deputados que se rebelam contra suas lideranças e entram na disputa contra o indicado oficial do partido.



A Mesa Diretora é composta por sete membros titulares e quatro suplentes. As candidaturas para disputar os cargos da Mesa Diretora poderão ser registradas até a meia-noite de domingo.



Os candidatos podem ser avulsos ou indicados pelos partidos. Qualquer deputado pode se lançar candidato, mas, para ser eleito, precisará da maioria absoluta de votos em primeiro escrutínio ou da maioria simples, em segunda votação. O segundo turno só é realizado se nenhum candidato tiver maioria absoluta de votos.



A sessão na Câmara terá início às 10 horas de segunda-feira (2). A eleição está marcada para começar ao meio dia. As nove urnas eletrônicas que serão usadas na eleição secreta já foram instaladas no plenário. A previsão é que cada deputado leve, em média, 2 minutos para votar nos 11 cargos. Em caso de segundo turno, ele será realizado imediatamente após o primeiro resultado. A previsão é que o novo presidente da Câmara seja conhecido até as 16h de segunda-feira.



De Brasília
Com agências