Metalúrgicos: Acordo garante emprego ou salário na Pro.Te.Co. Minas

Em assembléia realizada na tarde desta quarta-feira, 4, os metalúrgicos da Pro.Te.Co. Minas aprovaram por unanimidade um acordo que garantirá o emprego ou salário na fábrica até 30 de abril deste ano.

A proposta votada prevê que os trabalhadores que tinham férias vencidas na data de início da licença-remunerada concedida de 1º de dezembro de 2008 a 27 de janeiro deste ano terão o período considerado como férias. Com isso, no dia 6 de março, a empresa quitará o 1/3 previsto na CLT e o 1/3 assegurado pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, além da antecipação da primeira parcela do 13º salário deste ano. Ao todo, 442 trabalhadores permaneceram em licença, em períodos variáveis.



Os que tiverem férias a vencer e também folgaram durante a licença-remunerada, assim que adquirirem o direito, também receberão as diferenças citadas no parágrafo anterior.



Já os trabalhadores que, no período de concessão da licença-remunerada, não tinham direito a férias e folgaram por um período inferior a 30 dias, tão logo adquiram o direito, gozarão os dias complementares, que serão pagos proporcionalmente.
A proposta prevê ainda que a licença-remunerada não poderá ser objeto de compensação de jornada em nenhuma hipótese.



A Pro.Te.Co. Minas é a primeira empresa dentre as 16 fornecedoras diretas da Fiat Automóveis que se reuniram com o Sindicato no dia 22 de janeiro a propor à entidade um acordo para evitar demissões.



“Este acordo é importante, pois, diferentemente do que tem ocorrido em outras regiões do país, ele oferece de fato uma contrapartida capaz de minimizar a inquietação vivida pelos trabalhadores diante da possibilidade da perda do emprego”, destaca o presidente do Sindicato, Marcelino da Rocha.



Fabricante de comando de câmbio e pedais, a Pro.Te.Co. emprega, atualmente, 440 trabalhadores em Betim. Sediada em São Bernardo do Campo (SP), a empresa também possui filiais em Diadema (SP) e Varginha (MG).


 


Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e região