Grupo de al-Maliki vence eleições no Iraque
A coalizão do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, obteve vitória nas eleições provinciais de 31 de janeiro, de acordo com resultados divulgados nesta quinta-feira pela comissão eleitoral local.
Publicado 05/02/2009 17:50
A coalizão de al-Maliki foi a mais votada em nove das 14 províncias iraquianas nas quais houve eleição, resultado que confirma as previsões anteriores ao pleito.
A eleição de sábado, a primeiro desde 2005, foi realizada também sob ocupação armada de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, que invadiu o país em 2003.
Os resultados parciais da eleição foram anunciados em entrevista coletiva por responsáveis da Comissão Eleitoral Independente (CEI), que divulgou os dados de cada província, sem dar um resultado total em nível nacional.
Os números, correspondentes a 90% das mesas de votação, ainda deverão passar por uma revisão oficial, a partir das impugnações que forem apresentadas pelos diferentes partidos, processo que deve ser concluído ainda este mês.
No segundo lugar geral da votação, ficou o grupo Shahid al-Mihrab, integrante da Assembleia Suprema da Revolução Islâmica, do clérigo Abdel Aziz al-Hakim.
Apesar de al-Hakim e de al-Maliki fazerem parte da atual aliança governista, disputaram o pleito separadamente.
Só na província de Bagdá, que inclui a capital iraquiana, a coalizão de Maliki obteve 38% dos votos.
Um resultado semelhante, de 37% dos votos, foi obtido pela do primeiro-ministro na província de Basra (sul), cuja capital, de mesmo nome, é a segunda maior cidade do país.
No pleito, foram eleitas as autoridades locais de 14 das 18 províncias do país. Não houve votação nas três províncias autônomas do Curdistão iraquiano nem na província multiétnica de Kirkuk.
Os resultados obtidos por al-Maliki o fortalecem para as eleições gerais, programadas para o fim deste ano.