Pesquisa inédita sobre Pesca Artesanal será realizada no Ceará

A pesquisa traçará o perfil do pescador artesanal cearense e ajudará no direcionamento das políticas públicas em benefício desse público.

Traçar o perfil do pescador artesanal cearense. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Sebrae, promoverá a realização de uma pesquisa inédita no Estado: O Mapeamento da Pesca Artesanal Continental do Ceará. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) será a entidade responsável pela aplicação dos questionários e a posterior publicação dos resultados. Os trabalhos da pesquisa terão início em março e deverão durar dois meses.



Para definir a metodologia que será utilizada, cerca de 40 técnicos da SDA, Sebrae e IEL estão reunidos em Fortaleza onde está sendo oferecida uma oficina para ajustes teórico-metodológicos que darão os subsídios necessários para o trabalho de campo.
Segundo os coordenadores da pesquisa, o mapeamento trará os dados necessários para que se possa direcionar melhor as políticas públicas em benefício desse público.


 


“Não conhecemos ao certo, ainda não temos um levantamento real sobre a quantidade, sobre o modo de vida desses trabalhadores de água doce”, revela Max Dantas, coordenador de pesca da DAS. Ele esclarece ainda que a pesca artesanal é caracterizada pela utilização de baixo nível tecnológico, pouca capacidade de armazenamento de peixe e de comercialização.


Fonte: Assessoria de Imprensa da SDA