Assembleia expõe mostra sobre dom Helder Câmara nesta sexta-feira

A exposição “Dom Helder – Memória e profecia, no seu centenário: 1909-2009” estará durante todo o dia de hoje (28/02) no hall da Assembleia Legislativa. A apresentação se dá como parte das homenagens da Casa a dom Helder Câmara, que incluem ainda a rea

A exposição resgata a trajetória de um dos mais conhecidos bispos brasileiros do século XX, destacando a influência de dom Helder em movimentos educacionais e políticos. Sugerida pelo deputado Professor Teodoro (PSDB), a amostra será exibida ainda no Centro Cultural Dragão do Mar, onde ficará de 3 a 15 de março. “Há um projeto propondo que seja estendido para outros municípios, mas sem data e cidade definidos”, explicou o parlamentar.


 


Montada na França e cedida ao Brasil, graças a José de Broucker, seu curador, a exposição foi reorganizada e lançada como iniciativa conjunta do Instituto Dom Helder Câmara, de Recife; da Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro; do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, de Petrópolis; do Centro Ecumênico de Evangelização e Educação Popular, de São Paulo; da Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro; bem como da Paulinas Editora, de São Paulo.


 


Nascido e ordenado padre no Ceará, dom Helder foi bispo e arcebispo no Rio de Janeiro (1952-1964) e em Recife (1964-1985). Atuou como fundador e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 1952 a 1964. Dom Helder ficou conhecido por sua resistência ao regime militar brasileiro, além da luta por uma sociedade mais igualitária e justa.



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL