Irã e Iraque decididos a abrir novo capítulo nas suas relações
O presidente do Iraque, Jalal Talabani,entrevistou-se neste domingo (1º) em Teerã com a autoridade máxima do Parlamento iraniano, Ali Larijani. Os dois concordaram que é do interesse dos dois países abrir um ''novo capítulo'' nas relações bilaterais
Publicado 01/03/2009 18:13
Porta-vozes iraquianos derstacaram a importância dos contatos do chefe de Estado com dirigentes iranianos, que ajudaram a superar os velhos atritos deixados pela guerra. Talabani reuniu-se na sexta-feira com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e no sábado com o líder supremo da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, que tem influência tamb´dem junto à maioria xiita da população do Iraque. Ele agradeceu o apoio manifestado pelos anfitriões e expressou interesse em reforçar os laços bilaterais.
Talabani e Khamenei sublinharam a necessidade de ''virar a página, para dar início a uma etapa de relaçõe a serviço dos dois povos vizinhos''. O guia espiritual iraniano advertiu para as consequências da ocupação estrangeira no Iraque, iniciada com a invasão americana que completa seis anos no próximo dia 20.
Meios oficiais iranianos noticiaram que as autoridades dos dois países assinaram memorandos de entendimento nas esferas diplomática e econômica, com ênfase nos setores da indústria, eletricidade, comércio e habitação.
Da redação, com agências
Veja também: Irã promete ajuda ''sem limite'' ao Iraque