Aperipê participa de oficina de planejamento de distribuição do DOCTV

Entre os dias 5 e 7 de março, em Salvador (BA), a Fundação Aperipê estará participando da oficina de planejamento de distribuição do DOCTV IV. Na pauta, uma série de encaminhamentos, como a e

A oficina também abordará a conclusão dos processos de co-produção, sistemática de distribuição dos documentários, estratégias de comunicação e realização dos eventos estaduais de lançamento, faixa de programação, ordem de exibição dos documentários, e ações de comercialização dos documentários DOCTV IV.


 


A quarta edição do programa DOC TV, com a realização da oficina em Salvador, vai chegando à sua etapa final. “Nosso cronograma teve início com a Etapa de Preparação, realizada entre 22 de abril e 27 de maio de 2008. Essa etapa compreendeu a oficina de Planejamento Executivo que serviu para articular a execução do plano de trabalho do DOCTV IV em Sergipe”, afirmou Werden Tavares, diretor de Marketing da Fundap e coordenador estadual do DOCTV em Sergipe.


 


O resultado da oficina de planejamento executivo refletiu no número de projetos inscritos. Sergipe e Brasília receberam o terceiro maior número de projetos, 20 ao todo, perdendo somente para São Paulo e Santa Catarina. Além disso, numa iniciativa inédita, a edição sergipana do DOC TV IV premiou dois projetos: “De Barra a Barra”, de Carlos Eduardo Ribeiro Filho (Brejo Grande), pela carteira nacional; e “Um filme de: De la Cierva”, de Ítalo Lucas (Aracaju), pela carteira estadual, que é fruto de uma parceria entre a Fundação Aperipê e a Prefeitura Municipal de Aracaju. Ambos foram contemplados com R$ 110 mil. Hoje, os dois projetos já estão em estágio de finalização e edição.


 



Histórico


 


O Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV surgiu em 2003, como política da Secretaria do Audiovisual visando à estruturação do setor voltado à produção de documentários e à TV Pública. Os recursos que viabilizaram as três primeiras edições do DOCTV foram oriundos do Fundo Nacional de Cultura e das TVs e instituições públicas co-realizadoras do programa, e articulados por meio de Convênio firmado entre o Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais – Abepec e Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, sempre com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – ABD.


 


Em suas três primeiras edições, o DOCTV teve 2.380 projetos de documentários inscritos em 74 concursos estaduais DOCTV, tendo co-produzido 115 documentários e gerado 3.026 horas de programação para a Rede Pública de Televisão, além de promover a efetiva descentralização de recursos financeiros para as 27 unidades federativas, entre investimentos do Ministério da Cultura, BNB, das TVs e instituições públicas estaduais participantes do programa DOCTV.


 


Em Sergipe, o DOC TV IV contou com uma carteira estadual patrocinada pela Fundação Aperipê em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju.