Condsef busca apoios em defesa de aposentadorias por invalidez
A Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) segue buscando apoio parlamentar na luta pela integralidade das aposentadorias por invalidez. Nesta quarta-feira, a entidade esteve no gabinete da deputada federal Andreia Zito (PSDB
Publicado 05/03/2009 17:04
Em seu informativo diário divulgado ontem, a Condsef se colocou à disposição para somar forças na luta pela aprovação da PEC. O texto reafirma a importância da Proposta para resgatar a dignidade de servidores que tiveram seus proventos reduzidos em até 70%, num período em que estão afastados do serviço público para tratar da saúde.
Em denúncias encaminhadas à Condsef por parentes, fica clara a situação absurda que o governo vem obrigando esses servidores e suas famílias a enfrentar. Acometidos por doenças graves e impedidos de voltar a trabalhar, servidores que recebiam salários em torno de R$ 4 mil mensais passaram a receber R$ 800.
A PEC 270/08 garante aposentadoria integral por invalidez permanente, quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, a partir de 2004. Para ter direito à integralidade, ou seja, à paridade, os servidores devem ter ingressado no serviço público até 16 de dezembro de 1998.
No encontro com a deputada Andreia Zito, a Condsef se comprometeu a encaminhar estudo feito por sua assessoria jurídica em contribuição ao texto da PEC. O poder de pressão das bases foi apontado como fundamental para que a proposta ganhe espaço no Congresso.
Fonte: Condsef