Dia da Mulher na Assembléia Legislativa do Ceará é marcado por repúdio à violência

A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (09/03) na Assembléia Legislativa, foi marcada por pronunciamentos em combate à violência contra a mulher e elogios à luta feminina ao longo dos século

A realização da homenagem foi uma iniciativa das deputadas Rachel Marques (PT), Ana Paula Cruz (PMDB) e Lívia Arruda (PMDB), e dos deputados Lula Morais (PCdoB) e Professor Teodoro (PSDB).


 


Ana Paula Cruz foi a primeira a se pronunciar. Uma das três deputadas em meio a outros 43 parlamentares do sexo masculino da atual legislatura, ela levantou os debates acerca da violência contra a mulher.


 


Segundo ela, no Brasil, a cada 15 segundos uma mulher é vítima de algum tipo de violência. A peemedebista elogiou iniciativas como a lei Maria da Penha, mas enfatizou que as mudanças devem ser feitas também por meio da conscientização da sociedade.


 


A petista Rachel Marques, por sua vez, informou que de janeiro a dezembro de 2008 foram registrados 10.674 casos de violência na Delegacia da Mulher de Fortaleza. “Sabe-se que esse número é bem maior, tendo em vista que muitas mulheres não conseguem denunciar seus agressores”, acrescentou. Ela defendeu a ampliação do numero de delegacias no Estado, que atualmente conta com sete especializadas.


 


A deputada federal Gorete Pereira (PR-CE) também repudiou a violência e defendeu a valorização da mulher pela sociedade, pelos companheiros e por elas mesmas. ‘’Atrás de uma grande mulher sempre vem ela mesma’’, disse.


 


Uma voz masculina contra a violência, durante a audiência, foi a do senador Inácio Arruda (PCdoB). ‘’A sociedade está cada vez mais machista. Nós temos que nos associar ao movimento chamado Homens contra a Violência, e combater essa prática no País e no mundo’’,afirmou Inácio.


 


Já seu correligionário, deputado Lula Morais, preferiu enfatizar a luta das mulheres durante os séculos para se afirmar na sociedade. “Negras, brancas, amarelas. Católicas, judias ou l. Jovens ou idosas. Não importa. O oito de março, Dia Internacional da Mulher, simboliza o universo feminino no mundo”, destacou Lula.


 


A luta feminina também foi destacada pelo deputado Professor Teodoro (PSDB). ‘’As mulheres têm se revelado guerreiras para conquistar os espaços que historicamente foram negados. Uma verdadeira luta, pois cada vitória, por menor que tenha sido, foi fruto de muita determinação, aliada à inata sensibilidade”, ressaltou.


 


Durante a solenidade, foram homenageadas a prefeita de General Sampaio e presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Leite; a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, a defensora pública Mariana Lôbo; a presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil, Marta Brandão da Silva; as jornalistas Adísia Sá e Luciana Dummar, presidente do Grupo de Comunicação O Povo.


 


Também receberam homenagens as empresárias Maria Cícera Fiúsa e Jocelma Amorim; Maria Joselita da Silva Moreira, Sonia Maria Guerra Souza, Maria de Jesus dos Santos Gomes e Maria Emmir Nogueira. A solenidade teve ainda a presença dos deputados petistas Artur Bruno e Nelson Martins.



 


Fonte: Coordenadoria de Comunicação da AL