Paes e Jandira anunciam a criação de uma lona cultural na Pavuna

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve neste domingo (8), na Pavuna, zona norte da cidade, para lançar o projeto “Prefeitura Itinerante”. Parte do seu secretariado também compareceu, entre eles a secretária de Cultura, Jandira Feghali, que anunciou a con

A nova lona cultural na Pavuna, que será batizada com o nome da sambista Jovelina Pérola Negra, terá um formato diferente das atuais instalações. “O conceito cultural continua, mas acabou aquela ideia transitória. Agora vai ser permanente”, disse Jandira.



A lona cultural é um projeto do arquiteto e subsecretário de Cultura, Washington Fajardo, e entra na onda dos ecoprédios com telhado verde. A obra vai ter três mil metros quadrados de área construída e poderá recepcionar 400 pessoas sentadas e mais 300 em pé.



Segundo Jandira, as obras devem ficar prontas até o fim do ano. As novas lonas devem custar entre R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões. As unidades vão ter sistema de climatização e isolamento acústico, além de palco profissional. “No teto, haverá um gramado com telescópios do Planetário da Gávea que vai permitir às pessoas observarem o céu. Em todos os acessos vão ter rampas para deficientes. Na parte externa, vamos colocar uma estrutura para uma tela de cinema, em que o público pode ocupar a praça e assistir filmes a céu aberto”, explicou Jandira



Itinerante



O projeto Prefeitura Itinerante pretende percorrer em uma semana 22 bairros da Zona Norte da cidade, onde vivem mais de 725 mil pessoas. A cada dois meses, o prefeito e seu secretariado vão visitar uma região diferente do Rio.



A Zona Norte do Rio tem, ao todo, 80 bairros e dois milhões e 350 mil habitantes. A região escolhida para as ações da prefeitura reúne os bairros com os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) da cidade.