Programa do Goverdo do Estado distribui minibiblioteca em assentamentos

Livros passarão a ser itens menos raros em assentamentos rurais da região do Cariri. Dezesseis comunidades em área de reforma agrária recebem hoje minibibliotecas do programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizado no Ce

O programa também vai capacitar 32 agentes de leitura, voluntários da própria comunidade que serão responsáveis por catalogar os livros e controlar os empréstimos.


 


As arcas serão distribuídas em comunidades de Araripe, Aurora, Barbalha, Barro, Crato, Milagres, Mauriti e Missão Velha. Castro Júnior, coordenador de Desenvolvimento Agrário da SDA, explica que o acervo inclui obras de literatura, de conhecimentos técnicos e de legislação. “São documentos como a Constituição, a regulamentação com respeito à terra”, especifica.


 


Além dos livros, cada assentamento recebe um móvel construído por presos do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I. A minibiblioteca fica na associação dos moradores ou na casa de um dos assentados.


 


Para Castro Júnior, o programa adquire uma dinâmica diferenciada nos assentamentos. “A arca agrega conteúdos e acaba levando até a uma melhor gestão da comunidade”, afirma. O Arca das Letras existe desde 2003 e tem 617 minibibliotecas implementadas em 74 municípios cearenses.