Jornalistas cearenses recebem solidariedade de profissionais de outros Estados

Entidades sindicais manifestam apoio aos jornalistas e gráficos do Ceará. As duas categorias somam forças contra a resistência patronal em atender a reivindicação conjunta por um reajuste do piso salarial com ganho real de 1,02%

Os sindicatos dos jornalistas de Pernambuco, do Espírito Santo e do Paraná encaminharam mensagens de apoio e solidariedade aos jornalistas cearenses, que estão há mais de seis meses em campanha salarial e sofrem intimidações por parte dos empresários do setor de impresso.


 


O esquema de segurança montado pelos jornais Diário do Nordeste e O Povo, nos dias 23 de dezembro e 6 de março, respectivamente, na tentativa de desmobilizar a categoria e atrapalhar a manifestação promovida pelos trabalhadores, repercutiu mal para as empresas.


 


As manifestações de apoio e solidariedade é extensiva aos gráficos, que estão em campanha salarial desde novembro e também esbarram na intransigência e desrespeito patronal.


 


As duas categorias reivindicam ganho real de 1,02% para os pisos salariais, mas as empresas insistem em oferecer apenas 0,5% para os gráficos e nenhum reajuste acima da inflação para os jornalistas, propostas que já foram recusadas pelos trabalhadores.


 


Abaixo, as mensagens de apoio encaminhadas:


 


“Companheira Débora, demais companheiros do Sindjorce e jornalistas cearenses!
O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE), em nome de sua diretoria e em nome dos jornalistas de Pernambuco, expressa a sua solidariedade aos colegas do Ceará, em especial os do jornal O Povo, assim como aos companheiros gráficos. A radicalização autoritária patronal será vencida pela unidade dos trabalhadores.
Nosso apoio e solidariedade.
Saudações”.
SinjoPE – Ayrton Maciel


 


“O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo manifesta seu total apoio aos jornalistas do Ceará na luta por condições dignas profissionais. Somente com coragem de fazer a luta é que conseguiremos conquistas importantes para a categoria. Estamos juntos nessa batalha e à disposição dos colegas cearenses.
Jornalistas capixabas”.
Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo


 


“Apoio aos Jornalistas e Gráficos do Ceará


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná se solidariza com seus companheiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce) e ao Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Ceará (Sintgrace), os quais vêm procurando, de maneira insistente e democrática, abrir um canal de diálogo com os representantes patronais para definir a reposição das perdas salariais dos trabalhadores.



Embora a data-base dos jornalistas cearenses seja 1.º de setembro e a dos gráficos 1.º de janeiro, até o momento as duas categorias têm sido ''esquecidas'' pelos seus empregadores. Ausências em mesas-redondas na Superintendência Regional do Trabalho; inverdades publicadas nos principais veículos impressos e eletrônicos da capital cearense, tentando colocar a luta dos trabalhadores como sendo algo incoerente ou absurdo; além da negativa em sentar à mesa para dialogar; têm sido a estratégia utilizada pelos patrões para negar a possibilidade de negociar.



Mesmo com um ano excelente em 2008, quando as empresas apresentaram lucratividade e rentabilidade em seus balanços financeiros, as principais empresas do setor de comunicação do Ceará se negam a admitir pagar a pequena diferença entre o que os Sindicatos solicitam e a categoria faz jus por merecimento nesse resultado e aquilo que os patrões se dispõem a admitir repor.



Para combater essa situação inadmissível, jornalistas e gráficos do Ceará realizam na manhã dessa quarta-feira, dia 18 de março, a partir das 8h, uma assembléia para votar o estado de greve das duas categorias. Nesse sentido, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná se solidariza com os trabalhadores do Ceará, deseja sucesso à Assembleia e que essas demandas trabalhistas sejam resolvidas no menor espaço de tempo possível”.


Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná


 


Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará