Sem categoria

Eleição no Irã: ex-presidente desiste de candidatura

Mohammad Khatami, ex-presidente do Irã de 1997 a 2005 e atual líder da Associação de Clérigos Combatentes (ACC), retirou na terça-feira (17) sua candidatura à presidência do país nas eleições gerais do Irã, que serão realizadas em 12 de junho deste ano

O escritório de Khatami divulgou um comunicado informando a renúncia à candidatura do líder religioso, considerado pelo Ocidente como a principal figura da “ala reformista” da política iraniana.



“Anuncio minha retirada da candidatura”, destaca o pronunciamento divulgado na terça-feira. Khatami advertiu, no entanto, que vai intervir “ativamente na cena política, promovendo a participação eleitoral”.



De acordo com a agência de notícias Fars News, Khatami apoiará a candidatura do ex-premiê Mirhossein Mousavi. “Acredito que Mousavi tem a competência necessária para mudar a atual situação”, afirmou.



“Apesar das diferenças em nossas opiniões e ações, o importante é aquilo que Mousavi defende e defenderá: os direitos e liberdades fundamentais e a reputação internacional do país”, sublinhou.



O apoio do ex-presidente a um outro candidato da chamada ala reformista foi considerado como tentativa de assegurar o triunfo de uma opção que propicie uma aproximação com as potências ocidentais, tal como ocorreu durante o mandato de Khatami.



Khatami havia apresentado a sua candidatura em 8 de fevereiro, ao inaugurar o portal da ACC na Internet. A mídia iraniana o considerou na época o maior obstáculo para a eventual reeleição do atual presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que o  sucedeu no cargo em 2005.



A presidência de Ahmadinejad tem sido caracterizada por um período de grande hostilidade e pressão deflagradas pelos Estados Unidos e pela União Européia, com fortes críticas ao programa nuclear iraniano, que Teerã assegura ter finalidades civis.