Metalúrgicos negociam postos de trabalho em São Paulo
Mil postos de trabalho estão em jogo em uma negociação que o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, filiado à Força Sindical, espera concluir até a próxima sexta-feira (20). Em troca das demissões, a entidade discute com empresários a
Publicado 18/03/2009 18:08
A negociação, segundo informou Miguel Torres, presidente do Sindicato, envolve duas empresas de grande porte — uma em Mogi das Cruzes e outra na Região —, sendo que os nomes são mantidos em sigilo. “São somente essas duas situações que estão preocupando no momento. Pelo menos não nos tem chegado informações de demissões e problemas em outras empresas e isso já é um sinal bom”, ressaltou Torres. “E mesmo nessas duas grandes empresas, vamos batalhar por uma das alternativas para evitar as demissões”, acrescentou.
De acordo com ele, a falta de notícias de diminuição de quadros em outras empresas, aliada à redução da taxa Selic, já é um importante sinalizador de que o cenário brasileiro está se recuperando dos efeitos da crise. A direção regional do Centro das Indústrias no Estado de São Paulo (Ciesp) deverá apresentar, aos conselheiros da entidade, os resultados de mais uma pesquisa que avalia o mercado de trabalho e as vendas, a partir de dados fornecidos por empresas da região.
No último levantamento, divulgado em 18 de fevereiro, o Ciesp constatou que 44% das indústrias estavam demitindo, o que representou um aumento de 9% em relação a janeiro, com a diferença de que as vendas no mercado externo começavam a apresentar recuperação. No setor do comércio, o nível de emprego tem conseguido se manter em equilíbrio e há até quem esteja contratando.
Da Redação, com informações do blog O Outro Lado da Notícia