Ciro quer Bloco aliado a Temer na desobstrução de pauta
O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) vai propor ao Bloco de Esquerda (PSB, PCdoB, PMN e PRB) que apoie a iniciativa do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), em relação a nova interpretação da Constituição sobre o trâmite das Medidas Pro
Publicado 18/03/2009 18:12
Segundo o deputado socialista, a proposta de Temer sintoniza a Casa com as necessidades do país. Ele prometeu debater o assunto na próxima reunião dos partidos do Bloco de Esquerda.
“O maior mal da Câmara dos Deputados hoje, esta Casa de espírito público, esta Casa de talento, de profunda intimidade enraizada na vida do povo brasileiro, é a baixíssima produtividade, o que quer dizer muito esforço e, praticamente, resultante muito pequena ou próxima de nula”, considerou.
Em entrevista à Agência Câmara, o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), disse que é possível a nova interpretação de Temer, mas adverte para o fato de que o governo perde a capacidade de influenciar a pauta do Legislativo. O deputado é especialista em normas constitucionais e integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Já o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-SP), também quer discutir o assunto com os partidos da base aliada. Para ele, não há problemas porque “desde a legislatura passada o governo busca uma alternativa com o Congresso para evitar o trancamento da pauta por MPs.”
O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO) disse que a Constituição não pode depender do humor do presidente da Câmara. Ele diz que seu partido vai recorrer ao STF. “Não é que o DEM queira que as MPs tranquem a pauta, mas a Constituição precisa ser respeitada”, disse à Agência Câmara.
A principal preocupação dos partidos de oposição é com a perda do instrumento de obstrução. Eles aproveitam o trancamento de pauta para impedir andamento de projetos na Casa.
De Brasília,
Iram Alfaia