Mais três bancos regionais quebram nos Estados Unidos
O Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), órgão regulador bancário dos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira o fechamento de três bancos regionais, em Geórgia (sul), Colorado (oeste) e Kansas (centro), o que eleva a 20 o número de instituiçõ
Publicado 21/03/2009 15:43
Na Geórgia, quebrou o FirstCity Bank, com sede em Stockbridge, revelou o FDIC em um comunicado, precisando que o estabelecimento tinha 278 milhões de dólares em depósitos, com ativos de 297 milhões de dólares.
O FDIC destacou que não foi possível encontrar um comprador para o FirstCity Bank.
A Geórgia é um dos estados mais afetados pela crise financeira, onde outros dois bancos quebraram em 2009 e cinco, em 2008.
Em Colorado Springs, o Colorado National Bank, com ativos de 123,5 milhões de dólares e 82,7 milhões de dólares em depósitos, foi absorvido pelo Herring Bank, com sede em Amarillo, Texas.
Esta foi a primeira quebra de um banco no Colorado em 10 anos.
Finalmente, o Teambank, do Kansas, sediado em Paola e ligado ao Colorado National Bank, também fechou suas portas e seus ativos foram absorvidos pelo Southern Bank, de Springfield, Missouri.
Em 31 de dezembro passado, o Teambank tinha 669,8 milhões de dólares em ativos e depósitos totalizando 492,8 milhões de dólares.
Ativos podres
Na segunda-feira (23), o governo norte-americano divulgará um plano de três etapas para eliminar os ativos podres que afetam o sistema financeiro, com a ideia de que os investidores sejam atraídos pelos preços de liquidação e a assistência governamental, informou o Wall Street Journal.
O jornal informa que o plano criaria uma entidade, respaldada pelo regulador bancário FDIC, para comprar e manter os empréstimos.
Além disso, o Tesouro pretende expandir um organismo do Federal Reserve (Fed, banco central) para incluir ativos mais antigos, os chamados ativos “legado”.
Fonte: AFP