Prefeitos querem PAC de cidades históricas.

Cidades históricas precisam de programas especificos.


PAC das Cidades Históricas no Ministério da Cultura


19/03/09 11h26




O ministro Jucá Ferreira e o senador João Ribeiro observados pelos prefeitos Joaquim do 
Posto, de Natividade, e Tereza Martins, de Porto Nacional

Da Redação 

Os prefeitos de cidades consideradas Patrimônio Histórico do Brasil querem que o governo federal crie um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Cidades Históricas. Eles se reuniram nessa quarta-feira, 18, com o ministro da Cultura, Jucá Ferreira, para apresentar a proposta e também a Associação Brasileira de Cidades Históricas. Do Tocantins participaram os prefeitos de Porto Nacional, Tereza Martins (PDT), e de Natividade, Joaquim do Posto (PV), acompanhados do senador João Ribeiro (PR). 

Atualmente no Brasil, existem cerca de 100 municípios tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São as chamadas cidades históricas do Brasil. Nove delas se inscreveram na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade estabelecida pela Unesco e representam o Brasil no elenco dos monumentos mundiais.

Essas cidades históricas brasileiras decidiram se reunir em associação para unificar suas demandas juntos aos órgãos federais. Elas já recebem atenção especial do governo federal, mas, para o senador João Ribeiro, poderiam ser melhor atendidas em suas necessidades de infraestrutura, como pavimentação de suas vias de transporte, eletrificação submersa, tratamento de água e toda estrutura necessária para o atendimento das demandas aos turistas e visitantes. 

PAC das Cidades Históricas 
Os prefeitos tocantinenses, outros de cidades históricas e o senador João Ribeiro defenderam o lançamento do PAC das Cidades Históricas. São municípios que, além da preservação de seus monumentos de arte e arquitetura, necessitam da imediata intervenção do governo federal para a recuperação e preservação de sua infraestrutura. Ao defender projetos de recuperação para as cidades de Natividade (275 anos de criação) e Porto Nacional (174), João Ribeiro argumentou ao ministro que “a cultura de um povo é a sua alma” e que as duas cidades representam “parte da alma do Tocantins”. 

Joaquim do Posto, o único prefeito do Partido Verde (PV) do Tocantins, aproveitou a afinidade partidária com o ministro Juca Ferreira, que também é do PV, para convencer o ministro e o presidente do Iphan a participarem da Festa do Espírito Santo a ser realizada nas próximas semanas em Natividade. O ministro aceitou de pronto o convite e solicitou a presença do senador tanto nas festas do Espírito Santo quanto nas tentativas junto ao presidente Lula para a criação do PAC das Cidades Históricas. (Com informações da Assessoria de Comunicação do senador João Ribeiro)


 


 


fonte: www.clebertoledo.com.br