Tocantins: PC do B e PT definem ações conjuntas.

As direções estaduais do Partido dos Trabalhadores e do Partido Comunista do Brasil se reuniran nesta sexta-feira,21, e decidiram iniciar ações conjuntas.

              O encontro foi convocado pelo presidente do PC do B, Adriano, contou com a presença do presidente Doniseti Nogueira, Cardoso, Leôntino e Gleyde pelo PT. Da direção comunista participaram Paulo Fernado, vice-presidente, Elvio Quirino, pres. Metropolitano e seretrário estadual e Ezequiel Nascimento secretário municipal do Partido.


 


             A pauta correu em torno de uma exposição bilateral das condições partidárias e projetos eleitorais. Os dois partidos são os mais tradicionias partidos de esquerda do Estado devem estabelecer um calendário para 2010. O presidente estadual do PC do B lembrou que esta ação não foi realizada nos últimos anos, que isso foi muito prejudicial, não deve ser repetido e que o PC do B está disposto a montar junto com PT, o Bloco de Esquerda e outras forças do campo popular uma ampla frente eleitoral para derrotar forças conservadoras e autoritárias. O PCdoB é o único partido que não e da UT que mantém relação de total independência desde o primeiro mandato de Marcelo. Adriano não perdeu a oportunidade e deu um benvindo ao ex-marcelista Doniseti. O presidente metropolitano Elvio Quirino lembrou a proveitosa experiência de 2008 mas, disse que a demora não pode se repitir, deixar para última hora esse debate pode trazer prejuizo aos partido e que a prioridade que o PC do B deu ao Bloco de Esquerda é tática certa. Além disso, Elvio cobrou iniciativas de Raul Filho, e do PT, com relação a contituição do conselho político da gestão municipal.


Por sua vez o presidente estadual do PT disse que o PT foi traido, pois foi feita sim uma aproximação e que a decição por Kátia Abreu na eleição estadual passada e por Nilmar em 2008 são opções de direita do PMDB e de Marcelo e que isso motivou o rompimento anunciado esta semana. Disse ainda que o Partido dos Trabalhadores está ciente de sua decição e que quer discutir com todos os campos antes da eleição 2010.


 


              Por fim, após complementos dos outros membros dos partidos. Foi estabelecida uma agenda comum que se inicia em 17 de abril durante a próxima reunião, separado, das direções estaduais de ambas as siglas. Nestas reuniões os partidos discutirão, além de suas pautas internas, o suas contribições ao movimento ''Tocantins-2030'' apresentado pelo PT. A direção comunista viu como boa a iniciativa e se comprometeu a discutir no coletivo a contribuição comunista na jornada de discussões.


 


 


da Redação