PCdoB comemora 87 anos com solenidade em Cruzeiro do Sul

O PCdoB conta hoje com mais de mil e cem filiados em Cruzeiro do Sul e é o maior partido da região do Juruá.

A próxima tem que acontecer no Teatro dos Náuas, porque o Teatro José de Alencar realmente ficou pequeno para acomodar os membros e dirigentes do Partido Comunista do Brasil que prestigiaram o evento.


O PCdoB conta hoje com mais de mil e cem filiados em Cruzeiro do Sul e é o maior partido da região do Juruá.


Umas das peculiaridades do partido na região é sua formação heterogênea. Nos seus quadros, além dos já “tradicionais” sindicalistas, estudantes e trabalhadores urbanos, há ainda pequenos empresários e lideranças indígenas.


Para Moisés Diniz, o Juruá contribui com o Socialismo com seu “olhar solidário”: “Vivemos hoje numa sociedade dos espelhos, onde cada um só enxerga a si mesmo, por esta razão cada vez mais a sociedade está precisando de um olhar amoroso sobre aqueles que sofrem”.


É graças a esta visão que o PCdoB é o maior partido no Juruá e o que mais cresce na região.Durante a solenidade 46 novos filiados reforçaram ainda mais esta tendência.


Nas últimas eleições municipais, o partido pela primeira vez em Cruzeiro do Sul concorreu na chapa majoritária com o nome de Zequinha Lima concorrendo à vice-prefeitura. Apesar de não vencer as eleições, a Frente Popular obteve a votação inédita de mais de 40% do eleitorado. A cadeira ocupada durante dois mandatos consecutivos por Zequinha Lima, alçada pela categoria dos trabalhadores em educação, foi mantida pelo então presidente do SINTEAC em Cruzeiro do Sul, Edvaldo Gomes.


“Cada processo eleitoral é uma experiência nova, da qual tiramos proveito.Agora estaremos mais preparados para o próximo embate político.”, disse Zequinha.


Desde a sua fundação, há 87 anos, o PCdoB passou a maior parte de sua historia na ilegalidade. Com queda do Muro de Berlim, em 1989, muitos pensadores haviam decretado a falência do socialismo enquanto ideologia. No entanto, a presença massiva da juventude em seus quadros é uma prova contrária a esta tese que prova que a velha bandeira da foice e martelo ainda atrai a juventude. Por esta razão, a imagem de Che Guevara é onipresente em qualquer evento que reúna a juventude cruzeirense. Levada pela UJS, a imagem do líder guerrilheiro é a inspiração para milhares de jovens em lutas que se renovam, norteadas pelo mesmo princípio socialista. Por isso, não é de admirar que hoje o PCdoB tenha hoje em seus quadros por exemplo, dirigentes da “Associação dos Skatistas de Cruzeiro do Sul”.


Se no entanto, o modelo capitalista neoliberal minou as bases do da experiência socialista no leste europeu durantes as décadas de 80 e 90. Hoje a atual crise financeira mundial favorece o aparecimento de modelos alternativos, dentre as quais o socialismo científico é o mais representativo.


“Não teremos mais um mundo unilateral, onde a única opção é o capitalismo neoliberal ditado pelos países centrais.


Teremos uma nova correlação de forças, onde modelos progressistas tendem a ter um maior espaço.” Depois de sobreviver a décadas na ilegalidade, e à descrença dos últimos anos, a palavra do presidente estadual do PCdoB, Edvaldo Magalhães acena para a possibilidade de um ressurgimento do socialismo em todo o mundo, e países como o Brasil, com um modelo democrático-popular devem sair na frente na superação da crise. Além disto com dez anos participando da construção de um modelo único no Estado do Acre, o PCdoB acreano poder ter em suas mãos a chave para abrir o caminho para novas experiências que apontem no rumo do socialismo.