Alencar deixa hospital e cogita candidatura a senador em 2010
O presidente em exercício, José Alencar, deixou nesta terça-feira (31) o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde ficou sete horas para realizar a troca de um cateter no canal de ligação do rim com a bexiga. Ele saiu andando, mostrando boa forma, e segu
Publicado 31/03/2009 19:02
Alencar, de 77 anos, luta contra o câncer. Em fevereiro, ele passou por uma delicada cirurgia, mas em 15 dias já tinha recebido alta. Questionado por jornalistas sobre a possibilidade de vir a disputar uma vaga no Senado, ele disse que a idéia não é totalmente descabida, mas não foi conclusivo sobre continuar na política depois do fim de seu mandato.
“Eu tenho o maior apreço pelo Senado e penso que todos nós temos que fazer de tudo para recuperar sua imagem. Eu estou com 77 anos e quando terminar meu mandato vou estar com 79. E eu posso disputar mais umas três ou quatro eleições”, disse, em tom de brincadeira.
Quando uma jornalista insistiu na pergunta sobre sua ida ao Senado, ele afirmou que “isso só se as lideranças e o povo quiserem e Deus me curar, aí terei que cumprir meu dever.”
Sobre as medidas de desoneração, como a prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros novos, e os descontos para o setor da construção civil, Alencar afirmou que elas têm uma importância apenas setorial. Ressaltou são necessárias medidas que contemplem o conjunto da economia, o que para ele depende da conclusão da reforma tributária.
“Uma reforma ideal não é nada fácil, porque tem de consultar os 26 estados, além do Distrito Federal, e cada um deles tem interesses especifícos.” Isso é resultado da democracia, afirmou.
“O presidente Lula está muito preocupado em neutralizar o desemprego na economia”, disse Alencar. Agregou que os estímulos fiscais para a construção civil poderão ajudar a dinamizar a área habitacional com reflexo em outros setores. Quanto à possibilidade de um repasse do custo fiscal sobre os cigarros para o consumidor final, Alencar considerou saudável para a sociedade, porque deverá diminuir o número de fumantes.
Da redação, com Agência Brasil