Conferência Estadual de Educação é lançada em Teresina
Pensar junto à comunidade pública e órgãos representativos, os trilhos e planos do sistema educacional público brasileiro, esse é o objetivo das Conferências Estadual de Educação, que com o tema ''Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação:
Publicado 20/04/2009 09:30 | Editado 04/03/2020 17:02
Pensar junto à comunidade pública e órgãos representativos, os trilhos e planos do sistema educacional público brasileiro, esse é o objetivo das Conferências Estadual de Educação, que com o tema ''Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação'', foi lançado na manhã da última sexta-feira, 17, no auditório Cajuína do Atlantic City Club.
O Secretário Antônio José Medeiros abriu o evento que conta com a presença conta com de várias autoridades como a presidente do Conselho Nacional de Educação, Clélia Brandão, reitores das Instituições Superiores do Piauí, prefeitos municipais, educadores, alunos dentre outros.
Após apresentação cultural dos alunos da Unidade Escolar Pinheiro Machado foi assinado o termo de compromisso ''Projeto água de qualidade, cozinha e banheiro nas escolas públicas do semi-árido''. Segundo a representante da UNICEF do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Ana Maria Diógenes, a proposta é realizar mapeamentos das unidades de ensino que estão sem água e buscar o apoio da ANA (Agência Nacional de Águas) na identificação da melhor tecnologia social para promover o acesso da população à água para consumo humano.''Essa é uma condição fundamental para garantir o desenvolvimento integral da criança, especialmente o seu direito de aprender'', relata Ana.
Ainda dentro da programação a presidente do Conselho Nacional de Educação, Clélia Brandão, ministrou uma palestra com o tema Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Como principal representante do MEC, a presidente falou sobre gestão, experiências educacionais bem sucedidas em escolas públicas, universidades, idéias inovadoras criadas por movimentos sociais e pessoas físicas, e administrações estaduais e municipais que seguem os preceitos do Plano Nacional de Educação.
''A Conferência é de grande importância para que o Plano Nacional de Educação possa conhecer e adaptar-se às realidades locais de cada cidade e município, ampliando assim seu poder de alcance e resultado'', declara a presidente.
Na oportunidade o secretário da Educação e Cultura do Estado, Antonio José Medeiros, explicou que a conferência tem o desafio de discutir a consolidação de um regime de colaboração entre os sistemas federal, estaduais e municipais e debater temas centrais relativos à educação. ''O que queremos discutir é como podemos criar um sistema estadual de educação, em que haja integração entre governo e colaboração de todas instituições e entidades. Nosso objetivo é discutir e analisar a educação no Estado do Piauí em todos os seus níveis, desde o ensino fundamental ao ensino superior, com o diálogo aberto com toda a sociedade, por meio de suas representações'', afirma o secretário.
Fonte: Seduc