Reunião na FIEC reforça mobilização contra reajuste da energia no Ceará
Reforçar a mobilização da sociedade contra o anunciado reajuste das tarfias de energia elétrica, abrindo espaço apra sugestões do setor empresarial. Com esse objetivo, representantes do segmento e parlamentares do PCdoB atuantes na área de Defesa do Consu
Publicado 20/04/2009 13:00 | Editado 04/03/2020 16:35
Membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) é um dos participantes do encontro. Para Lopes, que considera o reajuste médio de 11% autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL “escandaloso” e “insustentável”, a reunião desta segunda-feira é um momento importante na reação da sociedade cearense ao encarecimento da energia, insumo industrial essencial.
“A sociedade cearense está cada vez mais articulada para dizer que não aceita esse aumento. Apesar da autorização da ANEEL, esse reajuste acima da inflação é incompatível com a realidade econômica dos cearenses. Ainda mais em um momento de apreensão pela crise internacional”, ressalta Chico Lopes.
“Essa articulação com o setor produtivo é fundamental para somar forças contra esse reajuste, que ameaça inclusive os empregos, porque pode causar perda de competitividade das empresas cearenses”, complementa.
COMITÊ – Já no próximo dia 27 de abril acontece, na sede do Sindicato dos Bancários, em Fortaleza, a instalação do Comitê Popular pela Redução da Tarifa de Energia no Estado do Ceará. “Será um comitê para se somar a essa luta, congregando formalmente entidades, associações, reunindo um representante de cada entidade”, explica a advogada Cláudia Santos, especialista em Defesa do Consumidor, integrante da assessoria do deputado Chico Lopes e vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE.
Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE