Comemorações do Dia Internacional do Livro terá vasta programação em Fortaleza

O Dia Internacional do Livro é comemorado dia 23 de abril. Em Fortaleza, a data será festejada com maratona de leitura.

Uma Maratona de Leitura marca o Dia Internacional do Livro, quinta-feira, 23 de abril de 2009. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realiza intensa movimentação em torno do livro e da leitura, por meio de leituras de textos de autores cearenses nos espaços públicos e, juntamente com a Biblioteca Volante da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, em quatro terminais de ônibus (Parangaba, Antônio Bezerra, Messejana e Papicu) de Fortaleza. Os alunos do curso de Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar farão leituras e/ou performances de textos de autores cearenses e incentivarão a participação do público local que receberá, em troca, livros que falam sobre livros. As equipes da Maratona de Leitura começarão às 7h e a concluirão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura às 20h30min.


 


Alguns equipamentos culturais da cidade fortalecem as comemorações do Dia Internacional do Livro, como a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (vide programação especial abaixo), o Serviço Social do Comércio (por intermédio do BiblioSESC), o Sobrado Dr. José Lourenço, o Arquivo Público do Ceará e o Centro Cultural Bom Jardim.


 


Ainda no dia 23 de abril, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará lança “Dolentes”, livro do poeta Lívio Barreto (1870-1895), marco do Simbolismo no Ceará, segundo título da Série Luz do Ceará da Coleção Nossa Cultura dedicada à recuperação e difusão de livros de autores cearenses com expressiva importância para a cultura, às 19h, na Casa de José de Alencar, dentro das comemorações do Dia Internacional do Livro. O lançamento do livro, nesta edição com prefácio do Prof. Sânzio de Azevedo, contará com a apresentação do professor Pedro Paulo Montenegro (membro da Academia Cearense de Letras, cadeira nº 24, cujo patrono é Lívio Barreto).


 


A data


 


O Dia Internacional do Livro, 23 de abril, foi instituído pela Unesco, em virtude da data assinalar o falecimento de escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês. Esta é a segunda edição do projeto comemorativo da data feito pela Secretaria da Cultura que ocupa os espaços públicos da capital cearense em busca de novos leitores e desenvolve atividades que promovem o livro, a literatura, a leitura e a biblioteca e fortalecem o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.


 


Programação:


 


23 de abril (quinta-feira)


8h às 20h30 – Maratona de Leitura


 


Locais:


 


09 às 11 h – Mercado Central


10 às 12 h – Praça dos Voluntários


12 às 14 h – Restaurante do SESC


13 às 15 h – Praça dos Leões


15 às 17 h – Theatro José de Alencar


16 às 18h30 – Estação João Felipe


19 às 20h30 – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura


07 às 19h – Pontos de Leitura e a Biblioteca Volante da SECULT


 


Os Terminais de Antônio Bezerra, Messejana, Papicu e Parangaba terão intervenções de leitura com os alunos do Curso de Princípios Básicos de Teatro.


 


Arquivo Público do Estado do Ceará


 


8h às 17h – Exposição de Livros Raros da Biblioteca do Arquivo Público


 


Centro Cultural Bom Jardim


 


9h e 14h – Projeto “Venha Ler!: Luz, câmera e leitura” (exibição de filmes seguida de jogos e debates) no Cine Clube CCBJ


19h – Quinta Especial: POESIA com Ítalo Rovere e Fernanda Meireles no Teatro Marcus Miranda


 


Sobrado Dr. José Lourenço


 


9h – Exposição de “Livros de Artista”, de Sérvulo Esmeraldo


9h – Exposição “Balanço das publicações acerca das Artes Plásticas/Visuais no Ceará”


10h às 14h – Workshop “Livro-objeto” com Sérvulo Esmeraldo (para artistas plásticos e visuais, videomakers, escritores e poetas)


17h – Palestra “O Livro-Objeto” com Sérvulo Esmeraldo e mediação Dodora Guimarães


 


Casa de José de Alencar


 


19h – Lançamento “Dolentes” de Lívio Barreto


 


Projeto BiblioSESC


 


12 às 17 h – A biblioteca volante do SESC estará na Vila União, à rua Almirante Rufino, 419 (em frente ao Centro de Referência de Assistência Social/CRAS Vila União).


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secult