Sem categoria

Estoque de crédito dos bancos públicos salta desde piora da crise

Os bancos públicos estão cumprindo a ordem do governo para aumento na liberação de crédito. Dados divulgados pelo Banco Central (BC) apontam que o estoque de empréstimos dos bancos oficiais subiu 18,3% nos seis meses terminados em março deste ano em re

Nesse mesmo intervalo, a variação do crédito concedido nos bancos privados nacionais foi positiva em apenas 1,5%, inferior até à atuação dos bancos estrangeiros, cujo saldo foi elevado em 3,5%. Os números globais sobre o comportamento do crédito bancário em março apontam ainda uma subida de 26,1% nas concessões acumuladas no mês, o que indicou uma virada no comportamento negativo que se registrava até fevereiro.


Para o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, verifica-se, de fato, ligeira recuperação, mas ainda não dá para falar em volta aos níveis pré-crise. “Os números mostram que o crédito está a caminho da normalidade, mas ainda há uma concentração bastante expressiva na atuação dos bancos públicos”, comentou ele. “Para se normalizar, é preciso que os bancos privados, especialmente os pequenos e médios, também retomem as concessões, como os grandes já estão fazendo”, prosseguiu Lopes.


 


Estoque global


 


O crédito habitacional é uma das modalidades que ajudou a puxar a variação positiva dos empréstimos, com crescimento de 2,6% em março sobre fevereiro e de 40,1% em 12 meses. Na relação com o PIB, os financiamentos imobiliários já representam 2,3%, ante a posição de 1,7% do PIB em março de 2008.


O dirigente do BC destacou que, em relação ao estoque global de empréstimos bancários, a elevação mensal foi de apenas 1%, “uma variação pouco expressiva” ao ver dele. O saldo elevou-se a R$ 1,241 trilhão. O BC estima em 14% o crescimento anual do volume global de crédito no fim de 2009. Em 12 meses até março, a alta era de 25%. Na relação com o PIB, deve sair de 42,5% em março para 44% no encerramento deste ano.


 


A informação é do Valor Online