Sem categoria

Brasil enviará ajuda financeira para reconstrução de Gaza

O governo brasileiro vai doar até R$25 milhões à Autoridade Nacional Palestina (ANP), como contribuição para reconstruir Gaza, que no início deste ano foi bombardeada durante 22 dias seguidos pelas Forças Armadas de Israel. A Comissão de Relações

O relator da matéria, deputado Nilson Mourão (PT-AC), afirmou que o projeto guarda coerência com a tradição pacifista do Brasil e encontra-se amparada por resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU). “O Brasil não tem poupado esforços para melhorar as condições de vida do povo palestino e colaborar com a pacificação da região, a fim de permitir a formação de um Estado Palestino soberano, geograficamente coeso e economicamente viável”, enfatizou.



Nilson Mourão destacou ainda que, no período em que Gaza foi bombardeada, o Brasil doou 14 toneladas de alimentos e medicamentos à população de Gaza. “Agora vamos complementar esse esforço com uma nova doação, modesta porém significativa, que poderá ser transformada parcialmente no fornecimento de alimentos e medicamentos produzidos no Brasil e em projetos de cooperação técnica coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação”, acrescentou.



Na exposição de motivos, o Ministério das Relações Exteriores informa que, segundo a ONU, são necessários 613 milhões de dólares apenas para solucionar os problemas mais urgentes dos habitantes de Gaza – alimentação, saúde, construção civil e infra-estrutura básica.



Cerca de 20% das habitações de Gaza foram destruídas, e 900 mil palestinos, para sobreviver, dependem hoje dos alimentos distribuídos pela Agência de Assistência a Refugiados das Nações Unidas. O projeto ainda precisa ser analisado pelas Comissões de Finanças e de Constituição e Justiça (CCJ).



Com informes PT