DEM lamenta bate-boca no Supremo mas apóia Gilmar Mendes
A Executiva Nacional do DEM manifestou “seu apoio, sua confiança e seu respeito” ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes. Em nota divulgada nesta sexta-feira (24), o DEM “lamenta que Mendes” tenha sido “vítima de agressões
Publicado 24/04/2009 21:41
O bate-boca entre Mendes e Barbosa expôs uma fratura no Supremo e pôs em xeque o comportamento do presidente do órgão máximo do Judiciários, que segundo observadores assumiu informalmente a função de líder da oposição ao governo federal. Contra a vontade da mídia hegemônica, que preferia privilegiar novos escândalos no Legislativo, o episódio dominou o noticiário político da semana.
Elogios rasgados
Assinada pelo presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), a nota rasga elogios à atuação de Mendes na presidência do STF, que completou um ano ontem. “O ministro jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica”, afirma. “De forma competente e objetiva, o presidente do STF dedica-se à atualização e à modernização da democracia brasileira, tarefa de grande dificuldade, que exige enorme esforço”, proclama.
“A crítica faz parte da democracia que soubemos construir, mas pontos de vista divergentes devem ser expostos em clima de respeito e moderação”, diz ainda a nota, que só no seu último parágrafo toca no episódio de quarta-feira. O PSDB, mais cauteloso, ou mais atento ao desgaste de Mendes junto à opinião pública, evitou um pronunciamento oficial e os parlamentares tucanos, como o senador Papaléo Paes (AP), se restringiram a lamentar o “achincalhe” do Judiciário.
Veja a íntegra da nota do DEM:
“A Comissão Executiva Nacional do Democratas vem a público manifestar seu apoio, sua confiança e seu respeito ao ministro Gilmar Mendes que, no exercício da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito.
Empenhado no aperfeiçoamento jurídico do país, o ministro Gilmar Mendes sabe responder aos desafios do nosso tempo e jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica.
De forma competente e objetiva, o presidente do STF dedica-se à atualização e à modernização da democracia brasileira, tarefa de grande dificuldade, que exige enorme esforço. A despeito dos obstáculos, o ministro tem sido exemplo de homem público que age com correção e profunda consciência institucional.
O comando do Democratas lamenta que o presidente do STF, a mais elevada corte do Poder Judiciário, tenha sido vítima de agressões e expressões insultuosas. A crítica faz parte da democracia que soubemos construir, mas pontos de vista divergentes devem ser expostos em clima de respeito e moderação. Só assim, vamos avançar no sentido da construção de um ambiente nacional civilizado e amigável, em compasso com a nossa gente, com os nossos costumes e nossos valores.
Brasília, 24 de abril de 2009
Rodrigo Maia
Presidente Nacional do Democratas.”
Da redação, com agências