Sessão homenageia 90 anos do Sindicato dos Metalúrgicos
No ano em que completa 90 anos, o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia recebeu homenagem solene na Assembleia Legislativa. Por iniciativa do deputado Álvaro Gomes, líder do PCdoB na Casa, foi realizada, nesta sexta-feira (24/4), uma Sessão Especial para
Publicado 27/04/2009 13:45 | Editado 04/03/2020 16:20
Álvaro abriu a sessão falando da história do sindicato, fundado em 1919,
com o nome de Sociedade União dos Metalúrgicos da Bahia, que representava trabalhadores das áreas de metalurgia, siderurgia, automobilística, autopeças, entre outros ramos industriais.
''A trajetória de luta desde a sua fundação dá-se diante da participação nos principais acontecimentos políticos e sociais do nosso Estado, com uma postura inflexível na defesa dos direitos dos cidadãos'', afirmou. O deputado também enumerou as históricas greves ''sempre marcadas pela participação massiva da categoria e que durante os anos 90 serviram de referência para todo o conjunto de trabalhadores'', pontuou Álvaro cujo mandato sempre esteve a favor da categoria.
Emoção
O superintendente de Recursos Humanos da Secretária Estadual de Educação e ex diretor do Sindicato, José Carlos Sodré, fez um pronunciamento emocionado diante do plenário da Casa Legislativa lotada. ''Foram anos de muito sacríficio, estávamos abrindo caminhos e tivemos que construir nossa frente sindical para lutar na frente das fábricas''.
O ex metalúrgico chorou ao lembrar que só passou a acompanhar o crescimento da filha quando ela ingressou na 5ª série do antigo ginasial para ''emprender uma luta vigorosa pela categoria''.
O presidente da CTB Bahia (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adilson Araújo, saudou a iniciativa do deputado Álvaro. ''Sua atividade parlamentar, deputado, representa com excelência a classe trabalhadora'', afirmou. ''A CTB não seria viável sem a luta de diversos sindicalistas que criaram condições objetivas para empreender lutas em prol dos trabalhadores. Exemplo criterioso é o Sindicato dos Metalúrgicos, que ao longo de nove décadas presenciou os principais acontecimentos do país'', disse Adilson.
Lutas
Pascoal Carneiro, diretor do Sindicato e membro da executiva nacional da CTB, relembrou o companheiro João Passos, ex presidente do Sindicato, ''que morreu na luta por nossa categoria'' e fez um especial agradecimento aos funcionários do Sindicato que organizam e dão condições para os dirigentes que vão às trincheiras. ''É necessário ter oposição. A contradição entre capital e trabalho não está dentro do sindicato, mas dentro da fábrica daí a importância da nossa luta. Os interesses da classe estão acima de todos''.
O deputado federal Daniel Almeida, líder do PCdoB no Congresso Nacional, fez um discurso simples e emocionado. Daniel reconheceu a trajetória de lutas dos metalúrgicos da Bahia e ressaltou a importância de se resgatar a história de combates e vitórias dessa categoria, que elegeu um presidente da República.''As lutas de vocês, metalúrgicos, trabalhadores, desafiaram as injustiças e as desiguldades e resultaram em um país melhor'', afirmou o parlamentar.
Daniel finalizou seu discurso perguntando sobre o papel dos metalúrgicos na nova configuração mundial. O deputado mesmo respondeu a questão, afirmando que a categoria tem desafios extraordinários a serem vencidos e que crise vem junto com oportunidades.
Para Hélio Soares, diretor do Sindicato, ''a compreensão da luta dessa categoria que fez valer sua vontade faz com que seja merecedora de todas as homenagens aqui prestadas''.
O plenário da Assembleia esteve lotado durante as mais de duas horas de sessão. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Silvio Pinheiro, a diretora do Sindicato de Camaçari, Sandra Regina Figueiredo, o advogado Hugo Leonardo, do Instituto Opiniurus, Dalva Leite, representante do Sindicato dos Comerciários, entre outras lideranças sindicais e de movimentos sociais.
Fonte: Ascom/Gabinete do deputado Álvaro Gomes