900 civis fogem de conflito no Sri Lanka
Cerca de 900 civis conseguiram escapar do estreito território no norte da ilha de Sri Lanka, onde tropas do governo mantêm cercados os rebeldes tâmeis separatistas, informou nesta terça-feira (12) a Organização para Assuntos Humanitários da ONU (OCHA).
Publicado 12/05/2009 18:22
Um porta-voz do organismo indicou que a ofensiva do governo contra forças leais à organização Tigres de Libertação Tamil Eelam continuava a todo vapor na zona de conflito, onde cerca de 50 mil pessoas se encontram expostas a fogo cruzado.
Ataques intensos foram lançados pelas forças governamentais no último fim de semana, ocasionando centenas de mortos e feridos, ação qualificada pela ONU como verdadeiro “banho de sangue”.
Segundo estimativas da OCHA, desde outubro de 2008, mais de 196 mil pessoas fugiram das áreas controladas pelo governo na zona de conflito, das quais mais de 1994 mil se encontram em acampamentos temporários, em condições de confinamento.
O porta-voz chamou a atenção para que, até hoje, foram recebidos somente 32% dos mais de US$ 155 milhões solicitados à comunidade de doadores formada pela ONU, para ajudar a população da ilha afetada pelo conflito.