Governo Lula prepara radiografia dos gastos públicos
O governo está preparando uma radiografia dos gastos e investimentos da máquina pública, desde o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para fazer a disputa política com a oposição. De olho nas eleições de 2010, Lula disse a auxiliar
Publicado 12/05/2009 21:43
O documento conterá dados sobre o número de contratações e até sobre crescimento salarial do funcionalismo público desde que Lula foi eleito pela primeira vez, em 2003. Um dos pontos do balanço, que contará com amplos estudos conduzidos por órgãos especializados, revela, por exemplo, que comparado com os demais países desenvolvidos, o Estado brasileiro tem um tamanho menor que a média.
Indignado com “acusações” de que seu governo montou uma “república de sindicalistas”, o presidente quer que o balanço sirva de munição para os partidos da base aliada rebaterem os ataques do PSDB e do DEM na campanha eleitoral. Embora a radiografia ainda não esteja pronta, Lula e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vão abordar o assunto amanhã durante reunião com o Conselho Político, formado por presidentes e líderes dos 14 partidos da base aliada.
Da redação,
com agências