Canal censura vaias a rei e a hino espanhol em final da Copa
A final da Copa do Rei, disputada por Barcelona e Athletic Bilbao na quarta-feira , foi marcada por forte protesto anti-monarquia. Quando o hino nacional espanhol foi tocado, todos os torcedores o vaiaram e repetiram o gesto quando o rei da Espanha, pr
Publicado 14/05/2009 18:38
A TVE, canal público de televisão do país, censurou o fato. Semanas antes do evento, as torcidas de ambas as equipes fizeram uma campanha contra a execução do hino espanhol e contra a presença do rei na final da Copa que leva seu nome, assim, o canal de televisão, que já sabia disso de antemão, não transmitiu o momento.
Antonio Romero, coordenador da Rede de Municípios pela Terceira República, uma organização ligada à Izquierda Unida, assegurou que as vaias não foram dadas apenas por causa do nacionalismo catalão e basco, já que havia gente de outros lugares do país.
“Era uma vaia política, anti-monárquica e republicana, e isso não é um fato isolado, porque o rei tem sido criticado e vaiado, com gritos republicanos, em numerosas ocasiões durantes os últimos meses, assegurou Romero.
Mais tarde, no intervalo da partida, a TVE pediu desculpas pelo “grave erro” e mostrou as imagens, mas com as vaias diminuídas, bem diferente do que aconteceu realmente, e a câmera fechada nos jogadores. Em virtude do “erro”, o canal anunciou que demitiu seu diretor de esportes.
Dentro de campo, o Barcelona levou a melhor sobre seu adversário e o goleou por 4 a 1, levando para Barcelona a sua 25ª taça da Copa do Rei.