Cid Gomes se reúne com presidentes do Senado e Câmara Federal
Durante as audiências, o governador pediu celeridade nas matérias que tratam da expansão do ensino superior.
Publicado 15/05/2009 09:37 | Editado 04/03/2020 16:35
O governador Cid Gomes se reuniu nesta quinta-feira (14), em Brasília, com os presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, para pedir que o Congresso aprecie e aprove o mais rápido possível o projeto de Lei 1746/2007 que garante a expansão do ensino superior no País. A moção apresentada por Cid aos parlamentares foi discutida e assinada por todos os nove governadores do Nordeste no último Fórum de Governadores, realizado em Natal (RN).
Representando todos os governadores nordestinos, Cid deixou claro a Temer e Sarney, a necessidade de aprovação do Projeto de Lei. ''Os gastos com educação não podem ser encarados como custeio. Os recursos destinados a educação devem ser elevados sempre ao patamar de investimento'', afirmou. ''Os Estados do Nordeste são os mais carentes de ensino superior. Expandi-lo é necessário para desenvolver os Estados'', afirmou.
Além do ensino superior, o governador pediu aos parlamentares para aprovarem os projetos de criação de quatro novas universidades federais – entre elas a Unilab, que contará com um Campus, no município em Redenção – e que os recursos da Desvinculação de Receitas da União (DRU) sejam computados para apuração dos gastos com educação. Isso permitirá que os Estados possam investir mais no ensino público. ''Um dos investimentos mais importantes é no ensino profissional. O Ceará já vem investindo na construção de 50 escolas técnicas e com apoio federal poderá ampliar este número'', disse Cid.
Para o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, este é um tema relevante e se comprometeu a colocar em pauta o quanto antes. ''Com este pedido de nove governadores vamos discutir logo os projetos'', afirmou. ''A educação deve ser sempre priorizada no País'', ressaltou, lembrando que o pleito dos governadores do Nordeste é compartilhado por outros governadores. A reunião na Câmara foi acompanhada pelo líder do Governo na Câmara Federal, deputado Henrique Fontana, e pelos deputados federais cearenses José Guimarães e Eunício Oliveira.
Já o presidente do Senado, José Sarney, também garantiu que quando as matérias em discussão na Câmara chegarem à Casa, ele dará encaminhamento de urgência. ''Todos reconhecemos a importância de expandir o ensino superior e profissional'', disse.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Estado