Sem categoria

Gripe suína: Fidel reitera denúncia contra México

O ex-presidente cubano, Fidel Castro, afirmou nesta sexta-feira que a revista americana Science apoia suas denúncias contra o governo mexicano, que teria ocultado a epidemia de gripe suína — denominada agora tipo A (H1N1) — durante diversas semanas.

“A revista Science declara que possivelmente, entre janeiro e março de 2009, a doença surgiu no México”, escreveu o ex-presidente em um artigo publicado pelo site Cubadebate.com.



“Desde o final de março já estavam surgindo sintomas, cinco semanas antes do anúncio oficial da epidemia”, aponta Fidel.



Na terça-feira, Fidel afirmou que as autoridades mexicanas não informaram o mundo sobre a presença da gripe suína até 24 de abril por causa da visita do presidente americano, Barack Obama, ao país nos dias 16 e 17 de abril.



O ex-presidente explicou no artigo de hoje que “não violou as normas da ética” ao denunciar o governo mexicano. “Disse com toda a sinceridade e sem insultos o que pensava”, observou.



Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde cubano confirmou mais dois casos da doença, elevando para três o número de casos confirmados da gripe no país.



Os dois novos casos são estudantes de medicina mexicanos que residem no município Jagüey Grande, na província de Matanzas, mesma localidade onde foi registrado o primeiro caso.