Ato público quer inaugurar debate nacional sobre petróleo
As entidades que participam do ato público marcado para esta quinta-feira (21), no Rio de Janeiro, vão coleta de assinaturas para um abaixo-assinado unitário, por meio do qual se pretende abrir um grande debate nacional sobre o petróleo. As organizaçõe
Publicado 20/05/2009 17:42
O abaixo-assinado do projeto de lei pretende “assegurar a consolidação do monopólio estatal do petróleo, a reestatização da Petrobrás, o fim das concessões brasileiras de petróleo e gás, garantindo a destinação social dos recursos gerados.”
No momento em que a empresa sofre ataque da oposição, com ameaça de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada no Senado, as centrais sindicais, movimentos populares, professores, estudantes e petroleiros que constituem a campanha “O Petróleo tem que ser nosso”, fazem ato em defesa do petróleo, por uma nova lei do petróleo e por uma Petrobrás pública e com compromisso social.
O ato começa às 9 horas na Candelária e, depois, os manifestantes seguem em passeata até a Petrobrás, na Avenida Chile, onde darão um abraço simbólico ao prédio da empresa.
O ato desta quinta-feira quer dar início a um mutirão nacional para debater a necessidade do controle público do petróleo e gás, para melhorar a vida do povo brasileiro e garantir a soberania nacional. Na semana passada, mais de 30 organizações realizaram a 3ª Plenária Nacional da campanha, onde selaram a unidade na defesa das riquezas do pré-sal, estimado em mais de 50 bilhões de barris de petróleo.
O manifesto do ato (abaixo versão integral) afirma que “as políticas neoliberais dos tucanos/demos, durante do governo FHC, comprometeram a soberania nacional e entregaram o petróleo a empresas privadas. Tentaram também entregar a Petrobrás para o capital financeiro internacional, mas não conseguiram integralmente. De forma irresponsável e oportunista, a direita tenta mais uma vez atacar a Petrobrás para atender seus interesses políticos e econômicos, beneficiando a classe dominante brasileira, grandes empresas estrangeiras e o Imperialismo.”
De Brasília
Márcia Xavier
Íntegra do manifesto
O Petróleo tem quer ser nosso!
Por uma nova lei do petróleo, retomada do monopólio e em defesa da Petrobrás pública e com compromisso social
A descoberta do petróleo na camada do pré-sal pode mudar a nossa história, abrindo uma oportunidade para resolver os problemas do povo, com a utilização desses recursos em educação, saúde, trabalho, moradia e reforma agrária.
O controle do nosso petróleo depende antes de tudo da luta do povo brasileiro contra os interesses poderosos, das grandes empresas e do imperialismo dos Estados Unidos.
Nós, centrais sindicais, movimentos populares, entidades estudantis e demais organizações da sociedade civil, estamos fazendo a campanha O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO! em defesa de um recurso natural estratégico, que deve ficar sob controle público e sua renda deve ser revertida em investimentos sociais.
Vamos fazer um grande mutirão nacional para debater a necessidade de controlarmos o nosso petróleo e gás para melhorar a vida do povo brasileiro.
Estamos coletando assinaturas para abaixo-assinado de iniciativa popular de projeto de lei para o Congresso, que pretende “assegurar a consolidação do monopólio estatal do petróleo, a reestatização da Petrobrás, o fim das concessões brasileiras de petróleo e gás, garantindo a destinação social dos recursos gerados”. As assinaturas serão encaminhadas também ao presidente da República.
Temos propostas para mudanças nesse setor:
– Mudança na Lei do Petróleo, restabelecendo o monopólio estatal e fim dos leilões.
– Fim da exportação do petróleo cru e investimento na indústria.
– Fazer a mensuração do tamanho da riqueza do pré-sal com a conclusão do processo exploratório. Precisamos ter um inventário de onde está, qual a quantidade e quem “ganhou” nos leilões.
– Fundo Social Soberano de Investimento, voltado para as necessidades do povo brasileiro.
– As populações impactadas devem ser respeitadas, defesa da produção nacional e internacional solidária e integradora.
– Redução do uso do petróleo e avançar nas pesquisas de nova matriz energética, limpa e renovável.
– Que a exploração, produção e transporte sejam realizados pela Petrobrás 100% Estatal.
– Apoio às campanhas contra privatizações e contra a criminalização dos movimentos sociais.
Tivemos um grande retrocesso nos últimos 10 anos na área do petróleo. As políticas neoliberais dos tucanos/demos, durante do governo FHC, comprometeram a soberania nacional e entregaram o petróleo a empresas privadas. Tentaram também entregar a Petrobrás para o capital financeiro internacional, mas não conseguiram integralmente.
De forma irresponsável e oportunista, a direita tenta mais uma vez atacar a Petrobrás para atender seus interesses políticos e econômicos, beneficiando a classe dominante brasileira, grandes empresas estrangeiras e o Imperialismo.
O petróleo tem que ser nosso! Contra a privatização da Petrobrás!
Em defesa de uma Petrobrás 100% pública, transparente e democrática!
Comitê Nacional da Campanha
O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!