Posição de Obama sobre aborto repercute no mundo
A defesa do aborto legal pelo presidente Barack Obama repercutiu fortemente e não só nos Estados Unidos. O país admite o aborto legal desde 1973, mas possui um estridente movimento pró-criminalização, que tem entre seus representantes mais célebres o ex-p
Publicado 20/05/2009 19:12
Ao se apresentar neste domingo (17) na cerimônia de formatura da famosa Universidade Católica de Notre Dame, o presidente norte-americano Obama enfrentou enérgicos protestos contrários ao aborto. Houve manifestações de rua, assembleias no campus, vaias do público.
“Argumentos justos”, não difamações
Com calma, sorrisos e humor, este jovem presidente, partidário do aborto, prevaleceu uma vez mais com a “força dialética”. Chamou os adeptos e oposuitores do aborto a se tratarem com “argumentos justos” e não com difamações.
Uns cem manifestantes antiaborto se reuniram desde a manhã do dia 17 ao longo da avenida que leva à Universidade. Traziam lenços e cartazes de protesto, e um avião conduziu uma grande faixa antiabortista pelos ares.
Dezenas de formandos se recusaram a participar da cerimônia em protesto contra a concessão a Obama do título de doutor honoris causa. Por outro lado, os militantes de uma organização pró-aborto também celebraram seu contraprotesto no campus.
“Assassino de bebês”
Quando Obama iniciou seu discurso para felicitar a formatura de 2009, um jovem gritou, de longe: “O aborto é assassinato”. Tentou interromper Obama, mas este não parou de falar, esboçando um sorriso nos lábios.
Neste momento o público vaiou o jovem. Obama então suspendeu o discurso e lançou-lhe um olhar. A polícia retirou o manifestante, que continuou gritando, chamando Obama de “assassino de bebês”.
Pouco depois outros três manifestantes gritaram consignas. A polícia retirou-os do ato. O público vaiou-os e alguns estudantes gritaram o lema de Obama na campanha eleitoral, “Sim, podemos”.
Obama foi o nono presidente dos EUA a assistir à formatura na Universidade de Notre Dame em seus 167 anos. Também é o sexto presidente a discursar no ato; dos outros cinco, um era democrata. Em meio a aplausos, Obama foi investido do título de doutor honoris causa.
Fonte: Diário do Povo (http://spanish.people.com.cn); intertítulos do Vermelho