Encontro do PCdoB/RJ analisa o papel da mídia e debate a Conferência de Comunicação

O PCdoB/RJ realizou, no dia 23, seu Encontro Estadual de Comunicação. Mais de 60 pessoas debateram o papel da mídia burguesa, a democratização dos meios de comunicação, a conferência nacional de comunicação e os veículos do Partido, como A Classe Operária

Na parte da manhã, o tema foi “os desafios da luta pela democratização dos meios de comunicação”, com a participação do Secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, Altamiro Borges, do professor de Comunicação da PUC-Rio, Marcos Dantas, e da jornalista do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Cláudia Santiago. A mesa foi coordenada pelo secretário estadual de Comunicação do PCdoB/RJ, Wevergton Brito Lima.



O jornalista Altamiro Borges abordou a concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucas famílias e criticou a centralização de verbas públicas para poucos veículos. Para ele, os recursos de publicidade do governo federal devem ter, além da audiência, critérios de financiamento para diversificar a produção. Altamiro ainda falou sobre o apoio da mídia à ditadura militar e citou o caso da Folha de São Paulo, que emprestava veículos para levar os presos aos centros de tortura.



A jornalista do NPC, Cláudia Santiago, colocou em dúvida a possibilidade de se construir uma mídia democrática dentro do sistema capitalista. Para ela, a grande mídia tem um claro corte de classe e, por isso, atua contra os trabalhadores e criminaliza os movimentos sociais. Cláudia citou vários exemplos de como os jornais e a TV buscam mostrar as entidades sociais e os menos favorecidos como bandidos. Um deles foi a abordagem do jornal O Globo que tratou um morador da Lagoa Rodrigo de Freitas – área nobre da cidade – como “comerciante” de armas e drogas e o morador da favela como traficante e bandido.



Por fim, Marcos Dantas apresentou as mudanças tecnológicas e a convergência de mídias, como TV, telefone e internet. O professor também abordou a briga entre as empresas de telecomunicações e de telefonia e a concentração dos conglomerados de mídia, como Time/Warner e Disney, que dominam a produção de conteúdos difundidos em todo o mundo.



Na parte da tarde, foram abordados os veículos de comunicação do Partido, como o Portal Vermelho e o Alerta Rio do PCdoB/RJ, apresentados por Altamiro e Marcos Pereira, respectivamente. Foram feitas sugestões para uma melhor abordagem destas páginas de internet e a divulgação para ampliar o número de visitas.



O secretário estadual de Comunicação do PCdoB/RJ, Wevergton Brito Lima, falou também sobre o trabalho com o jornal A Classe Operária, que deve contribuir na organização do Partido, e a importância dos secretários municipais de comunicação. Rádio e TVs comunitárias e a participação dos comunistas na conferência de comunicação também foram debatidos nas apresentações de Graça Rocha e Mônica Simioni, respectivamente.



O encontro contou com representações da Unegro, UBM, UJS, UEE/RJ, CTB/RJ e dirigentes sindicais dos correios, metalúrgicos, metroviários e rodoviários. Também marcou presença a presidente do PCdoB/RJ, Ana Rocha, e outros membros do Secretariado do Partido no estado.