Lula na Bahia: Presidente inaugura universidade em Cachoeira
O presidente Luis Inácio Lula da Silva desembarcou nesta segunda-feira (25/05) na capital baiana, de onde seguiu para Cachoeira, a 110 km de Salvador, para inauguração do primeiro campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. “Ao levar univ
Publicado 26/05/2009 08:41 | Editado 04/03/2020 16:20
Acompanhado do governador Jaques Wagner e dos ministros da Educação, Cultura, Integração Nacional e Promoção da Igualdade, Lula destacou o compromisso do governo com a educação: “O mais importante investimento é no saber do povo brasileiro, no conhecimento, na inteligência e na formação profissional”. “O desenvolvimento nacional passa pela educação”, endossou o ministro Fernando Haddad.
O prédio, que abrigará o Centro de Humanidades, Letras e Artes da Bahia, é parte do projeto de requalificação de edificações históricas do Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan/ Ministério da Cultura. A obra de restauração contou com investimentos da ordem de R$ 8 milhões, fruto da parceria entre a União, o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o governo estadual. “Cachoeira se tornará um centro de formação de profissionais qualificados e capital de inteligência nacional”, destacou o governador.
Até o fim do Programa, estão previstos investimentos da ordem de mais de R$ 36 mi em cerca de 80 imóveis públicos, privados e monumentos tombados pelo Iphan; alçando a cidade ao posto de maior beneficiária do Monumenta. A recuperação Centro Histórico de Cachoeira já conta com onze obras em andamento, outras 40 em análise e 23 na lista de espera. “Trata-se de um marco da reintegração de Cachoeira no processo de desenvolvimento da Bahia”, afirmou Jaques Wagner.
Na ocasião, também foi assinado o segundo acordo de cooperação técnica junto ao Banco Interamericano, e lançado o edital de extensão universitária entre os ministérios da Cultura e da Educação. “Queremos que a universidade seja o mais pública possível e que a população, e não apenas a comunidade acadêmica, se aproprie dessa conquista,” defendeu Haddad.
O evento foi prestigiado pelo presidente do Senegal, Abdoulaye Wade; na Bahia para as comemorações do Dia Internacional da África, nesta segunda-feira. O presidente do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural, Frederico Mendonça; o presidente Fundação Palmares, Zulu Araújo; deputados federais e estaduais; o prefeito de Cachoeira, entre outras lideranças políticas, também marcaram presença.
De Cachoeira, a comitiva presidencial seguiu para Salvador, onde, às 20h30, participa do lançamento do 3º Festival Mundial de Artes Negras no Brasil, e de um selo postal em homenagem à capoeira e aos mestres capoeiristas. A cerimônia, no Teatro Castro Alves, conta com apresentações de Gilberto Gil, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Balé Folclórico da Bahia e grupos representativos da cultura senegalesa. O evento integra a programação especial do Dia da África.
De Salvador,
Camila Jasmin