São Raimundo Nonato sedia Congresso Internacional de Arte Rupestre

Esta já é a 12ª edição do Congresso, a última foi em Lisboa, em 2006, quando já ficou decidido que o próximo destino dos congressistas seria o Piauí.

Comparação de novos métodos de pesquisa, interpretação, novas descobertas, o desenvolvimento científico relacionado com seu estudo e a dinâmica da criação e difusão cultural. Essas são apenas algumas das possibilidades para arqueólogos de todo o mundo que estarão reunidos do município de São Raimundo Nonato durante o Global Rock Art, Congresso Internacional de Arte Rupestre.


 



O evento, que acontece de 29 de junho a 3 de julho, terá suas atividades concentradas no Parque Nacional Serra de Capivara, berço do homem americano. Esta já é a 12ª edição do Congresso, a última foi em Lisboa, em 2006, quando já ficou decidido que o próximo destino dos congressistas seria o Piauí.


 



A presença de muitos estrangeiros no Estado exigiu a tomada de algumas medidas no que diz respeito a infraestrutura e saúde. Apesar da não conclusão do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, os aeroportos de Teresina e Salvador estarão funcionando plenamente para o desembarque dos visitantes. A preocupação com a gripe suína é inevitável, mas o governo garante que medidas de contenção já estão sendo tomadas. A organização do Congresso recomenda que os participantes se vacinem contra a febre amarela.


 



A expectativa é de que mais de 15 países estejam representados na Serra da Capivara. De acordo com a organização do Congresso, todos os especialistas do mundo anseiam conhecer a maior concentração de arte rupestre conhecida.